Conquista: Mulher está internada no Hospital Esaú Matos com suspeita de H1N1; ela será transferida para UTI do Hospital de Base

O período de temperaturas mais baixas, aproximação do inverno e a campanha de vacinação contra a gripe já dá as dicas de que é época propícia para gripe e outras doenças respiratórios. E desta vez uma mulher, do município de Barra do Choça, deu entrada ontem no Hospital Municipal Esaú Matos com suspeita de que esteja com H1N1, já que a paciente apresentava os sintomas característicos da perigosa doença.

A mulher, que não teve o nome e nem a idade revelada, está com o estado de saúde estável, recebeu todo o atendimento preconizado pelo Ministério da Saúde nesses casos, foi isolada e deverá ser transferida ainda hoje para um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC).

Vale lembrar que neste ano, segundo o levantamento divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) foram 209 foram confirmados para Influenza, sendo 164 pelo subtipo A H1N1, com 19 deles evoluindo para óbito, uma dessas mortes foi aqui em Vitória da Conquista.

A Gripe H1N1 é uma doença causada pelo vírus Influenza A H1N1, uma mutação do vírus da gripe, porém mais forte do que aquele que nós estamos acostumados. Essa gripe é transmitida da mesma maneira que a gripe comum, mas os seus sintomas são mais fortes, repentinos e, se não tratados logo no início, podem levar a pessoa ao óbito.

Lavar as mãos com frequência e manter os ambientes ventilados continuam sendo medidas de prevenção importantes contra qualquer tipo de gripe. Na rede pública, a vacinação contra influenza é destinada a alguns grupos prioritários: crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, idosos, profissionais da saúde, povos indígenas e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade.



Conquista, Destaques, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)