Fligê 2018 homenageia Conceição Evaristo

Representatividade importa! Por isso, a Feira Literária de Mucugê – Fligê homenageia, na sua terceira edição, a escritora Conceição Evaristo, que também participará da programação entre os dias 16 e 19 de agosto, na Chapada Diamantina.

Mulher, negra, nascida numa favela da zona sul de Belo Horizonte, Conceição é hoje uma das principais expoentes da literatura brasileira e afro-brasileira. Publicou seu primeiro poema em 1990, no décimo terceiro volume dos Cadernos Negros. Desde então, publicou diversos poemas e contos nos Cadernos, além de uma coletânea de poemas e dois romances.

Sua obra traz profundas reflexões acerca das questões de raça e de gênero, com o objetivo claro de revelar a desigualdade velada em nossa sociedade, de recuperar uma memória sofrida da população afro-brasileira em toda sua riqueza e sua potencialidade de ação.

É autora, entre outras, de Ponciá Vicêncio (2003), de Becos da memória (2006), Insubmissas lágrimas de mulheres (2011) e Olhos d’água (2014), com o qual conquistou o Prêmio Jabuti.

Recentemente, uma campanha lançada nas redes sociais pede a inclusão da escritora na Academia Brasileira de Letras (ABL). A Fligê apoia! #ConceiçãoEvaristoNaABL



Bahia, Cultura, Sudoeste

Comentário(s)