‘Saudade que se torna poesia’, por Mozart Tanajura Júnior

 Mozart Tanajura Júnior*

“A saudade é a certeza da presença de alguém que amamos no nosso íntimo” (TANAJURA JÚNIOR, 2018).

 Como o tempo passa e deixa saudades fincadas em nossos corações! Há 14 anos chorávamos a perda física de meu pai Mozart Tanajura. Foram dias de muita apreensão, quando submetido a uma cirurgia do coração veio a falecer na grande São Paulo, exatamente no dia 24 de maio de 2004. Antes mesmo de completar 68 anos, Mozart Tanajura, meu amado pai, deixava várias obras inéditas sobre a literatura  e a historiografia  regional. Para muitos estudiosos, um dos maiores pesquisadores de História Regional e um dos grandes literatos da Bahia: da prosa ao verso, dominava exemplarmente as letras. Com sua crítica literária aguçada, prefaciou mais de 40 livros e escreveu diversos artigos sobre literatura ao longo de seu itinerário acadêmico. Nascido em Livramento de Nossa Senhora em 14 de setembro de 1936, cidade da qual sempre se orgulhou e a presenteou com uma  obra ímpar: História de Livramento, a terra e o homem (2004). Aliás, em Livramento de Nossa Senhora teve a oportunidade de publicar o seu primeiro texto no conhecido jornal local “O Lampião”, em 1962. A partir daí, não parou mais de publicar. Tendo inclusive publicado ainda “História de Conquista – Crônica de uma Cidade” (1992) e “História de uma Cidade contada por ela mesma” (2002).

Hoje acordei com este sentimento de saudade pesando bem forte em mim. Sei que, mediante a minha fé cristã católica, quem morre não se desfaz numa completa nadificação, mas se transforma, torna-se cidadão do infinito, ressuscita com Cristo Jesus. Isso muito mais que consolo é convicção de quem acredita num projeto de vida e salvação. A morte não representa o fim, mas o início de uma nova fase existencial do ser; a morte é a perspectiva de uma passagem deste mundo material à dimensão transcendental.

A última poesia  “Poema escrito no avião” de autoria de meu pai ratifica nossas palavras. Nota-se neste poema o aspecto metafísico, sobretudo nos últimos versos, os quais nos convidam a uma reflexão referente ao encontro entre Deus e o homem: “Agora sou atmosfera/ e me perco na imensidade do céu,/ longe dos homens, mais perto de Deus”(TANAJURA, 2014).O encontro com Deus a partir de sua inserção ontológica na “imensidade” do céu recria um estado espiritual no âmago do poeta de união com o Absoluto.

Assim acreditamos, assim expressamos: Mozart Tanajura bateu asas e foi morar no céu: “como o passarinho que voa deixa a pena no ninho, a pessoa que parte deixa a saudade no coração de outrem” (TANAJURA, 2004). E de lá nos envia, ao contemplarmos as estrelas em noite de luar, os raios solares em dias de verão com nuvens de algodão, ou até mesmo a fina garoa que sempre recai na Serra do Periperi e faz mais bela a cidade, poesias repletas de saudades que atenuam a dor de sua partida há 14 anos.

*Mozart Tanajura Júnior, filho do Prof. Mozart Tanajura, é membro da Academia Conquistense de Letras e professor da FAINOR.



Artigos, Conquista, Cultura, Destaques, Vitória da Conquista

Comentário(s)