“Portaria nacional castiga municípios e prefeito de Conquista não consegue sequer levar uma lata d’água”, diz Zé Raimundo

Em pronunciamento no plenário, o deputado Zé Raimundo registrou ontem (21),na Assembleia Legislativa, um veemente protesto contra a portaria 130, publicada em 7 de maio pelo do Ministério da Integração Nacional, que não reconhece estado de emergência de 29 municípios baianos do semiárido, retirando destes o abastecimento emergencial de água através dos carros-pipa do Exército. O parlamentar também lançou uma estocada contra o prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão, aliado do presidente Michel Temer, já que o município também foi atingido.

O município conquistense tem 60 mil pessoas morando no semiárido, segundo Zé Raimundo, que criticou especialmente a falta de força política do prefeito conquistense para evitar o corte imposto pela portaria do Governo Temer: “Também em Vitória da Conquista foram retirados os recursos para abastecimento de água que eram feitos por mais de 35 carros-pipas. E o prefeito, que diz que vai levar o Temer ao município, não consegue levar sequer uma lata d’água”, alfinetou.

Zé Raimundo classificou como “arbitrária” a portaria 130, já que o Ministério da Integração usou indicadores pluviométricos do Planalto de Conquista, conforme mapa publicado, generalizou os dados por toda a Serra Geral como sendo uma região chuvosa e retirou de muitos municípios que estão sofrendo com a seca a classificação de situação de emergência, necessária para obter o socorro com o abastecimento do carro-pipa. O deputado listou no seu discurso localidades prejudicadas: Anagé, Aracatu, Belo Campo, Boa Nova, Bom Jesus da Serra, Caetanos, Caraíbas, Carinhanha, Condeúba, Cordeiros, Coribe, Encruzilhada, Guajeru, Itaquara, Itiruçu, Iuiú, Jacaraci, Jaguaquara, Lafaiete Coutinho, Licínio de Almeida, Maetinga, Malhada, Mirante, Piripá, Planalto, Poções, Sebastião Laranjeiras, Tremedal e Urandi.

“Essa foi a última barbaridade do Governo Temer. Este realmente tem sido um governo da destruição dos direitos dos trabalhadores, das aposentadorias e do corte dos gastos com educação e saúde. Além de golpista, este é um governo malvado, que castiga o povo do sertão”, reagiu o deputado,  citando especialmente os casos Presidente Jânio Quadros, Rio do Antônio, Guajeru e Maetinga, que considera entre os mais críticos. “Eu pessoalmente tenho acompanhado, juntamente com o deputado federal Waldenor Pereira e os prefeitos, e buscando alternativa para evitar o colapso do abastecimento de água”, frisou.

 

Na contramão das ações maléficas do governo federal, enfatizou Zé Raimundo, o governo do estado vem adotando iniciativas para ajudar os municípios a enfrentar a situação, perfurando poços, contratando serviços emergenciais, como também buscando resolver o problema da escassez com ações como a construção da adutora do Truvisco, através da Embasa. “Se não fosse o esforço do Governo Rui Costa, o caos estava estabelecido na Bahia”, reforçou.



Destaques, Política, Sudoeste, Vitória da Conquista

Comentário(s)