Conquista: Centenas de pessoas participam do mutirão de cirurgias gratuitas do Governo do Estado; saiba tudo

A mãe de Jamile das Neves Araújo, 5 anos, está esperançosa para resolver os problemas de adenoide e amígdalas que acometem a pequena desde o primeiro ano de vida. Simone Araújo conta que veio ao Mutirão de Cirurgias logo no primeiro dia do atendimento “porque preciso resolver essa situação da Jamile, pois toda hora eu a levo ao médico, mas é só paliativo e o caso dela é cirúrgico”.

O mesmo motivo trouxe a mãe de Ítalo Brito de Souza Silva, 5 anos, ao Mutirão de Cirurgias, que começou a atender em Vitória da Conquista nesta segunda-feira (14). Edna Brito também está na expectativa de resolver a situação do filho, que desde 3 anos teve o diagnóstico para realizar a cirurgia de amígdalas, “mas até agora nada”, reclama a mãe.

O prefeito do município de Encruzilhada, Wekisley Teixeira, ressaltou os benefícios do Mutirão para os municípios, sobretudo os menores, que possuem menos recursos financeiros e destacou a importância da inclusão de procedimentos pediátricos, “considerando o deficit de atendimento nessa área, inclusive pela falta desses profissionais”.

E a coordenadora dos setores de saúde, Maria Aparecida Oliveira Cista, complementou dizendo que o município de 23 mil habitantes não mede esforços para levar os pacientes até a triagem. Ela explica que de 2017 até hoje, 334 moradores de Encruzilhada já foram beneficiados pelo Mutirão. “É um programa muito importante para população e nós, da administração municipal, temos que viabilizar a ida dos pacientes para serem atendidos pelo programa”. A equipe atende em Vitória da Conquista até quinta-feira (17), no Centro de Convenções Glauber Rocha, Avenida Brumado, 205, sempre das 7 às 17 horas.

O atendimento para crianças de 4 a 13 anos começou nesta nova etapa do Mutirão e oferece cirurgias de amigdalectomia com adenoide; hernioplastias inguinal, umbilical e epigástrica; retossigmoidectomia (retirada da bolsa de colostomia).

Já os adultos, além de contar com os procedimentos de hérnias (umbilical, inguinal, epigástrica), histerectomia e colecistectomia, o Mutirão, que é um programa do Governo do Estado, viabilizado por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), incluiu a tireoidectomia (retirada da tireoide) nesta nova fase. E Railda Pereira Costa (53) foi uma das primeiras pacientes a chegar ao Mutirão em busca do atendimento para tireóide porque, segundo ela, “já tem um ano que tento essa cirurgia, mas vou aos médicos e eles falam que eu preciso do procedimento, só que eu não consigo marcar, mas agora estou confiante”.

Na fase de triagem, os pacientes passam por consulta com cirurgião e realizam exames pré-operatórios. Quem for fazer cirurgia de vesícula precisa estar em jejum para a realização do exame de ultrassonografia (USG). Para as mulheres que farão o procedimento de histerectomia, é necessário levar o exame preventivo atual e o Beta HCG. E todos devem levar exames laboratoriais e outros que possuam, além dos documentos pessoais como cartão do SUS, carteira de identidade e comprovante de residência. Quem for realizar tireoidectomia serão triados na etapa vigente e encaminhados para agendamento de consulta especializada e, em seguida, será marcada a cirurgia.

Para saber se a pessoa está cadastrada para passar pela cirurgia, basta consultar a lista única, disponível no seguinte endereço: http://mutiraodecirurgias.saude.ba.gov.br/. Também, o paciente ou responsável poderá ir até a Secretaria Municipal de Saúde de seu município, para saber se o seu nome consta na lista para a realização do procedimento. Caso algum paciente possua exames indicando a necessidade de uma das cirurgias oferecidas pelo programa, mas não estiver com o nome na lista, pode se dirigir ao local do atendimento munido com os exames e os documentos acima relacionados.



Conquista, Destaques, Notícias, Sudoeste, Vitória da Conquista

Comentário(s)