Conquista: Coordenação LGBT faz almoço em homenagem a mães homoafetivas

Com o objetivo de homenagear as mães homoafetivas, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Coordenação de Políticas LGBT, realizou neste sábado (05), um almoço no Sítio Bento, localizado no povoado do Choça, para comemorar o Dia das Mães.

A pauta, que acontece pela segunda vez consecutiva, integra a programação do Maio da Diversidade. “No ano passado nós fizemos um café da manhã e este ano optamos por um almoço com a participação de toda a família. É um momento de celebração das conquistas que a comunidade LGBT alcançou nos últimos anos, como o direito da união estável que possibilitou aos casais homoafetivos o direito de constituir família, incluindo o direito a adoção. Hoje, parte das adoções que acontecem no Brasil são feitas por nossa comunidade, o que é extremamente positivo, já que, segundo dados, o país conta com 88 mil crianças esperando adoção”, explicou José Mário Balboa, coordenador de Políticas LGBT.

Uma dessas histórias, comemoradas durante o evento, foi a de Paloma dos Santos, 33 anos, primeira mulher transexual (mulher trans) que conquistou na Bahia o direito de adotar um filho. Após três anos de um processo judicial, este será o primeiro ano em que Paloma comemorará o Dia das Mães com seu filho, Enzo. Enzo é registrado em seu nome e no de seu companheiro Geraldo.

“Depois de 13 anos de relacionamento eu e Geraldo resolvemos adotar, porque por mais que eu seja uma mulher trans, eu não posso gerar filhos, mas eu posso ter uma criança de coração. Hoje somos uma família de três pessoas, mas pretendemos aumentá-la. Estou sentindo uma emoção muito grande de poder comemorar essa vitória”, ressalta Paloma, que acredita que este é um direito de todas as famílias homoafetivas. “Basta vencer os medos e correr atrás de nossos direitos”, afirmou.

O evento contou com a participação do grupo Galera da Amizade, que há quatro anos apoia a causa LGBT promovendo encontros pela cidade. “Nosso grupo já conta com mais de 100 pessoas, são gays, lésbicas e simpatizantes que apoiam a nossa causa. E este aqui é um momento que o Galera da Amizade não poderia faltar, pois temos muitas mães em nosso grupo e este é momento de comemorar nossas conquistas”, salientou Paty Mel, coordenadora do Galera da Amizade.



Conquista, Cultura, Destaques, Vitória da Conquista

Comentário(s)