Conquista: Shopping Boulevard recebe a Feira de Economia Solidária

Um dos grandes desafios da política de fomento à economia solidária é o apoio à organização de estratégias colaborativas de comercialização. Esta é a etapa mais visível e tangível porque evidencia e materializa todo o processo de produção – aceitabilidade do produto, qualidade, apresentação de marca e rótulo, adequação às normas vigentes, processos e instrumentos de comunicação e resultados em termos de renda.

Os espaços convencionais de comercialização, por motivos relacionados à própria lógica mercadológica e às dificuldades atuais dos empreendimentos econômico-solidários, tem resistido a absorver bens e serviços populares ao tempo que não se mostram adequados para atender as demandas históricas cultivadas pelos/as produtores/as organizados/as. Assim, um desafio se impõe à gestão pública: como viabilizar ações que permitam o exercício de uma nova lógica, emancipatória e participativa, sem perder de foco a eficácia e a geração de renda?

Nesse contexto, de 26 de abril a 1º de maio será realizado do I Festival de Economia Solidária de Vitória da Conquista, ponto alto da inauguração do Boulevard Shopping, localizado na Avenida Olivia Flores, no bairro Candeias. Além da exposição e comercialização de produtos dos empreendimentos representando 05 Territórios de Identidade (Sisal, Baixo Sul, Bacia do Jacuípe, Sertão Produtivo e Sudoeste Baiano e Médio Sudoeste), acontecerá também uma boa programação com atividades culturais, apresentações de artistas locais e aulas de gastronomia com a Chefe Rosa Gonçalves. O evento é uma realização do Centro Público de Economia Solidária – Cesol do Território Sudoeste Baiano e Itapetinga, com o apoio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – Setre do Governo do Estado da Bahia. No sábado, dia 28, acontecerá abertura oficial do Festival e contará com a presença de Milton Barbosa, Superintendente de Economia Solidária do Estado.

O Cesol do Território do Sudoeste Baiano e município de Itapetinga

A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – SETRE, através da Superintendência de Economia Solidária, tem como objetivo, ampliar a oferta de Assistência Técnica aos Empreendimentos Associativos Populares e Solidários e a Redes de Economia Solidária e Comércio Justo e Solidário através da implantação de Centros Públicos de Economia Solidária – CESOL em diversos territórios do Estado. A política iniciada em 2013, que teve o foco na assistência técnica, avança em 2018 para o foco no acesso aos mercados e na melhoria dos produtos. Assim, o Cesol do Território Sudoeste Baiano e município de Itapetinga, operado pelo Instituto Oficina da Cidadania vem atuando na região com o fomento às cadeias produtivas ligadas à economia solidária e agricultura familiar, articulando formas de comercialização e de divulgação de seus produtos. A

A partir de uma parceria com o Boulevard Shopping e com a Setre, o Cesol localizado em Vitória da Conquista, seguindo o exemplo da Superintendência de Economia Solidária, que realizou o I Festival de Economia Solidária, durante o mês de fevereiro, está convidando empreendimentos econômicos solidários atendidos por outros Cesol’s de 5 territórios, para juntos mostrar as belezas e delícias produzidas pela ecosol da Bahia.

A Gastronomia no Festival

Um dos eventos mais esperados pelo público do Festival são as aulas-shows da Gastronomia de Raiz da Bahia, que serão ministradas pela Chef de Cozinha e Pesquisadora Rosa Gonçalves. Além das três aulas-shows tutoriais, ensinando receitas de pratos do Território de Identidade do Sudoeste e de outras regiões que acontecerão nos dias 27, 28 e 29 de abril, das 17 às 20hs, a Chef Rosa conduzirá uma Roda de Conversa, no sábado às 18 com o tema: “Os Sabores da Memória e a Gastronomia Identitária”, nas quais contará com presenças de chefes de cozinha e de representantes dos centros públicos de economia solidária do interior baiano, professores e estudantes de gastronomia e nutrição das faculdades e escolas de Vitória da Conquista e região,

O trabalho da Chef Rosa Gonçalves tem contribuído para ampliar os registros das raízes gastronômicas da Bahia. Há alguns anos ela se dedica a pesquisa e registro da gastronomia de diversas regiões do Estado. Essa aproximação resultou na realização de mais de 40 cursos de capacitação em municípios do interioranos e mais de uma dezena de festivais organizados ou planejados por ela nos quais reúne chefs renomados, produtores da agricultura familiar, associações produtivas, micro e pequenos empresários produtores de alimentos para participarem de rodas de conversas, aulas-show e oficinas gastronômicas, que são registradas em textos, fotos e vídeos gerando um acervo de conhecimento que ela considera como a reconstrução da “memória dos sabores dos territórios de identidade da Bahia”.

“A troca que se estabelece – diz a Chef Rosa – com os agricultores familiares e produtores de alimentos que me contam suas histórias, suas lembranças, seus modos de cozinhar, me enriquece acerca da riqueza gastronômica da Bahia, em troca ensino-lhes o que sei e venho aprendendo. São muito bons os resultados, todos saem ganhando e é bom porque as pessoas vão buscando na memória histórias que estavam adormecidas, e eu trabalho divulgando os produtos e receitas nos festivais que organizo, nos que participo e em palestras e assim vou dando minha contribuição ao fortalecimento de uma gastronomia que valoriza a identidade dos territórios e as pessoas que produzem os alimentos que chegam nas mesas daqueles que os consomem”.

Serviço

I Festival de Economia Solidária de Vitoria da Conquista | Boulevard Shopping
Data: 26 de abril a 1º de maio de 2018

Horário: Quinta, Sexta-feira, sábado e segunda das 10 às 22 horas e  domingo e terça-feira das 12 às 22 horas.
Endereço: Boulevard Shopping – Avenida Olivia Flores, no bairro Candeias, Vitória da Conquista.

Entrada: Gratuita



Conquista, Economia, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)