Conquista: Prefeitura inaugura Clínica Municipal de Reabilitação

 

A Prefeitura de Vitória da Conquista acaba de inaugurar uma nova instalação, que vai proporcionar conforto e bem-estar para os usuários do SUS que precisam de atendimento fisioterápico. Localizada no centro da cidade, em um espaço novo e totalmente equipado, a Clínica Municipal de Reabilitação Dr. Sebastião Castro foi apresentada aos conquistenses na noite desta quinta-feira (12).

“Nós conseguimos transformar esse espaço e dotar de equipamentos que com certeza servem para atender uma demanda reprimida. Tem mais de 3 mil pessoas aguardando a inauguração da fisioterapia. Estamos cumprindo com o nosso dever”, declarou o prefeito Herzem Gusmão.

Cerca de 750 atendimentos por mês serão realizados através de vários serviços e tratamentos ofertados pelo SUS, a exemplo das sessões de fisioterapia, eletroterapia, diatermia e musculação. A clínica vai atender das 7h às 19h em uma média diária de 60 pessoas.

Além de fisioterapia, serão oferecidas consultas com ortopedista e angiologista e também o tratamento de feridas crônicas ou de difícil cicatrização. “Começamos com um ortopedista e três fisioterapeutas e vamos chegar a 10 fisioterapeutas, ampliando para 100 atendimentos/dia. Firmamos também uma parceria com a Cicatriza para pacientes que necessitem de procedimentos mais complexos como a hiperbárica”, explicou a secretária municipal de Saúde, Ceres Almeida.

A coordenadora do Núcleo Regional de Saúde do Sudoeste, Karoline Rebouças, representando o secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, parabenizou a iniciativa: “É um imenso prazer participar deste ato como moradora de Conquista e por ver a necessidade deste equipamento. Parabenizo ao prefeito e à Ceres em nome do secretário de Saúde. Era importante resolver a questão do pé diabético, que é um grande gargalo da região. Hoje, a gente avança entregando esse serviço para Vitória da Conquista”.

O “pé diabético” é um problema decorrente da diabete mellitus, que se manifesta em forma de uma ferida que não cicatriza e infecciona, podendo tornar-se uma úlcera.

Na cerimônia, ainda fizeram uso da palavra a vice-prefeita Irma Lemos e representantes de órgãos da área.

Homenagem – A clínica leva o nome do médico Sebastião Rodrigues Castro, falecido no dia 14 último. Com especialização em Ortopedia e Traumatologia, Sebastião nasceu em Ribeira do Pombal, mas fez de Vitória da Conquista sua cidade. Foi um dos fundadores do Hospital Samur e atuou ainda na Casa de Saúde São Geraldo e no Hospital Regional de Vitória da Conquista, além de ter sido educador no Colégio Paulo VI e político respeitado, tendo sido deputado estadual e secretário municipal de Saúde.

Muito emocionada, a filha Fabiana Castro disse: “Agradeço a todos os envolvidos por essa bela homenagem. Ter seu nome vinculado a uma clínica de reabilitação de caráter público que proporcionará às pessoas uma segunda chance, a possibilidade de viver a vida com dignidade e qualidade vem coroar essa história”.

Quem ainda esteve na solenidade foi o professor Ubirajara Brito, ex-ministro da Educação e da Ciência e Tecnologia. Na ocasião, ele também prestou uma homenagem ao amigo Tião, como era chamado o Dr. Sebastião.



Conquista, Destaques, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)