Conquista: Câmara de Vereadores homenageia as mulheres com o diploma Loreta Valadares; veja as fotos

Instituído pelo projeto de resolução, nº 41/2005, o Diploma Mulher Cidadã Loreta Valadares homenageia mulheres que se destacam na defesa dos direitos da mulher em Vitória da Conquista. Numa sessão solene, nesta sexta, 9, a Câmara Municipal realizou mais uma edição do prêmio, na qual seis mulheres foram homenageadas com o diploma.

Compuseram a mesa da solenidade o presidente da casa, Hermínio Oliveira (PPS), a vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social, Irma Lemos, as vereadoras Nildma Ribeiro (PCdoB), Lúcia Rocha (DEM) e Viviane Sampaio (PT), a diretora da escola Monteiro Lobato, Maristela Rocha Borges, a professora e mestre em Educação, Lídia Nunes Cunha, a advogada e diretora da União de Mulheres, Luciana Santos Silva, e a presidente do Conselho Municipal da Mulher, Arlene Ribeiro.

Da luta contra a Ditadura à militância pelos direitos humanos – Loreta Valadares foi militante do movimento estudantil, nos anos 1960, e participou da luta contra a ditadura militar. Sequelas da prisão e da tortura comprometeram profundamente sua saúde, mas não a impediram de prosseguir na militância. Na década de 1970, parte para o exílio e só retorna ao Brasil em 1980, quando se torna professora de ciência política na Universidade Federal da Bahia, assim permanecendo até se aposentar, anos depois. Ao falecer deixou como resultado de sua trajetória – além do testemunho de vida, uma enorme contribuição ao movimento de mulheres e de luta para a conquista e garantia dos direitos humanos no país.  Loreta faleceu aos 61 anos, em 2004, na Bahia.

Durante a sessão, foram homenageadas Kêu Souza, militante do movimento negro e feminista, a Capitã Lorena da Silva Santos, a subtenente Vânia da Cruz Silva, Iraci Sena Rocha Ramos, Elza Ferreira Mendes e a pesquisadora e militante feminista, Ivana Patrícia.

Kêu Souza (Klêicia Souza da Silva), indicada ao prêmio pela Marcha Mundial das Mulheres, ao receber o Diploma disse estar muito feliz pelo reconhecimento. “Estou muito feliz neste momento. Inevitavelmente eu me lembro de pessoas que estiveram comigo. Quero dedicar ao Fórum de Mulheres, ao Conselho da Mulher, e dizer que esse lugar é nosso. Estou aqui representando todas as mulheres negras. Esse lugar é nosso por direito”, disse ela.

A Capitã Lorena da Silva, responsável pela elaboração e execução de projetos como “Garota Comunidade BCS”, “Patrulha Comunitária, entre outros projetos em defesa das mulheres vítimas de violência e situações de vulnerabilidade social, agradeceu pelo prêmio e por estar representando todas as policiais femininas que acreditam no poder da transformação social através do seu trabalho. “A comunidade conquistense merece o nosso melhor. Nosso trabalho é servir a comunidade”, afirmou.

A subtenente Vânia agradeceu a homenagem. Ela frisou que são muitas as mulheres guerreiras do município, o que a deixa emocionada por ter sido uma das escolhidas para receber o Loreta Valadares 2018. Vânia agradeceu o apoio da Polícia Militar e o espaço para que possa atuar. Ela frisou que os policiais militares são peças importantes na sociedade e podem ajudar a construir um mundo melhor.

Iraci Ramos, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Corta Lote, indicada para receber o diploma pelo vereador Gilmar Ferraz (MDB), agradeceu pelo reconhecimento. “Isso aqui é uma dádiva. Diante de tudo isso eu só tenho a agradecer ao Senhor Deus por tudo. Tudo isso eu devo também a cada um que me escolheu como presidente do sindicato”, disse ela.

A assistente social Elza Ferreira Mendes parabenizou a comissão organizadora da solenidade, e em especial a vereadora Viviane Sampaio(PT). Para Elza, o dia 8 de março é um momento para refletir o que já foi feito e o que ainda é preciso conquistar com a luta feminista. “Precisamos lutar para que as nossas conquistas sejam asseguradas, para chegar em uma sociedade com igualdade de gênero justa e igualitária”, disse.

Ivana Patrícia agradeceu a homenagem, especialmente por levar o nome Loreta Valadares, “uma mulher aguerrida, uma mulher de luta, que deu a sua vida em prol de uma melhor condição pra nós mulheres”. Ela ainda agradeceu à União de Mulheres. “Sou muita grata a esse espaço. Espaço de acolhimento. Espaço de afeto. E espaço que me mostrou, na prática, o sentido da palavra sonoridade”, falou. Ivana agradeceu, emocionada, à família, especialmente à avó, campesina que sofreu violência doméstica, e ao pai. “Eu represento o movimento de muitas mulheres”, detalhou. A militante feminista finalizou com uma frase da feminista negra, Audre Lorde. “Não serei livre enquanto alguma mulher for prisioneira, mesmo que as correntes dela sejam diferentes das minhas”.

Além do Diploma Loreta Valadares, a Câmara concedeu outras homenagens e distribuiu flores para as servidoras. Fonte: Ascom – Câmara de Vereadores

Veja as fotos:



Conquista, Destaques, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)