Opinião: Mobilidade urbana, uma prioridade do nosso governo

Por Esmeraldino Correia – Secretário Municipal de Mobilidade Urbana

Em nossa Constituição Federal é consagrado o direito de ir e vir, bem como o direito à segurança social, à educação e saúde de qualidade. Por isso, é dever dos governantes trabalhar para assegurar que esses direitos saiam do papel e alcancem a vida das pessoas, seja na zona urbana ou rural, no centro ou na periferia.

Nem sempre é tarefa fácil garantir esses direitos, afinal, nem sempre é possível resolver as coisas apenas com boa vontade. É preciso saber planejar e eleger prioridades. Neste aspecto, nosso governo municipal tem sido exemplar, aliando capacidade administrativa e boas doses de boa vontade política.

A cidade vem se transformando, ganhando ares de metrópole e melhorando a qualidade de vida de toda a população. Não é possível fazer tudo, mas, como sempre diz o prefeito Herzem Gusmão, nosso governo é de quatro anos e temos convicção de que já demonstramos à população que, com essa nova forma de governar, a cidade só tem a ganhar.

E ganhou muito, por exemplo, com a pavimentação das principais ruas e avenidas do centro da cidade, um serviço feito cuidadosamente para durar. E não faltaram chuvas para provar que nosso governo realizou um primoroso serviço de pavimentação asfáltica. Quem transita pela Rosa Cruz, Siqueira Campos ou Vivaldo Mendes – à pé, de carro ou bicicleta – sente o significado da palavra autoestima.

Aos poucos, graças às intervenções de governo, as pessoas estão sendo despertadas para o exercício de um direito fundamental: o de serem donas de sua própria cidade, de poder andar com mais segurança pelas ruas, que estão se tornando espaços seguros de convivência. A limpeza permanente da Praça Guadalajara é só um exemplo de como uma cidade cuidada com carinho melhora a qualidade de vida de todos.

A revitalização da Avenida Sérgio Vieira de Melo, em frente ao Caic, é um claro sinal de que o governo está antenado com o desenvolvimento social de todo o território, do centro à periferia. Quem transitou pelo local antes da ação do governo municipal sabe do que estamos falando. Muita lama e poeira e quase nenhuma mobilidade. Hoje, temos um autêntico cartão postal, um lugar que dignifica moradores e transeuntes.

Temos transformado Vitória da Conquista porque, junto com o asfalto, chega a sinalização horizontal e vertical, chegam a limpeza pública e a iluminação. Com o zelo e dedicação de cada servidor, cada secretário, coordenador e gerente, estamos avançando para garantir que mobilidade urbana não seja apenas um discurso, mas um direito diário de cada cidadão.

Ao investir em pavimentação, em limpeza e iluminação, o prefeito Herzem Gusmão investe indiretamente em segurança, educação e saúde. Em qualidade de vida. Os moradores das avenidas Alagoas e Maceió são testemunhas, sabem o significado de um trânsito organizado, ruas seguras, limpas e iluminadas. É assim que vamos construindo uma cidade que dá orgulho ao seu povo.

* Os artigos reproduzidos neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do BLOG do RODRIGO FERRAZ



Artigos, Conquista, Destaques, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)