Conquista: Educação contemporânea é discutida durante Jornada Pedagógica 2018

Docentes, autoridades públicas e representantes de órgãos educacionais estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira (26), no Centro de Convenções Divaldo Franco, para a abertura de mais uma edição da Jornada Pedagógica. Neste ano, o evento traz o tema “Educar na contemporaneidade: repensando práticas, ressignificando saberes”. Além de professores da Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista, a Jornada contou ainda com a participação de docentes dos municípios de Mirante, Belo Campo, Tremedal, Cordeiros, Caetanos e Barra do Choça.

O grande destaque do evento ficou por conta da presença de António Nóvoa, reitor honorário da Universidade de Lisboa e professor catedrático do Instituto de Educação da Universidade Lisboa. O professor palestrou sobre o tema do evento, destacando a necessidade de se repensar o formato da escola estruturada no século 19. “A contemporaneidade nos pede outra forma de aprender, e, para que essas formas novas de aprender tenham lugar, precisamos de um novo ambiente educativo”, afirmou.

Para o professor, este ambiente educativo pede a reorganização dos espaços e do tempo dos professores e, sobretudo, o rompimento com a visão do conhecimento transmissivo – aquele que é passado em mão-única do professor para o aluno. Para isso, ele enumera alguns desafios: “Ver como professor e aluno, em conjunto, vão trabalhar o conhecimento e construir o processo de aprendizagem, que passa por pesquisa, pelo digital, por buscar coisas na internet, fazer pesquisa dentro e fora da escola, passa por um conjunto de novas coisas que não se traduzem à ideia da aula, onde se dá uma lição e se transmite o conhecimento.”

A vice-prefeita Irma Lemos esteve representando o prefeito Herzem Gusmão na abertura da Jornada Pedagógica. Ela destacou ações do Governo Municipal em atenção à melhoria da educação conquistense, como a reforma de escolas. E completou: “Estamos empenhados na educação de Conquista e queremos continuar dando esse apoio aos professores, para que nós tenhamos uma educação diferenciada.”

A Jornada Pedagógica é a primeira etapa da formação continuada dos professores no ano letivo de 2018, conforme lembrou a secretária municipal de Educação, Selma Oliveira. Neste sentido, ela destacou a importância do evento e falou sobre as expectativas para início do ano letivo: “Que continuemos com nosso propósito de sempre estar buscando, crescendo, fazendo com que a Rede, cada vez mais, se comprometa com a educação de qualidade.”

A Jornada Pedagógica 2018 foi especial para Lurdes Caires, professora da Escola Municipal Maria Rogaciana da Silva. Durante o evento, ela foi homenageada pelos seus 37 anos de regência em sala de aula. Ela se disse honrada por ter seu trabalho reconhecido e, além disso, destacou a contribuição de eventos como este: “É o momento da interatividade com os colegas e do retorno. É também ampliação do conhecimento, a partir do momento em que a gente tem a oportunidade de ouvir palestras que só nos levam a crescer como profissionais.”



Conquista, Destaques, Educação, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)