Polêmica em Conquista: Detran condena críticas a blitz na cidade e diz que pessoas querem ‘confundir’ a população

A direção do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia ( Detran-BA) reagiu indignada à notícia de que o órgão estaria fazendo “blitz do IPVA” em Vitória da Conquista, quando, na verdade, o que acontece no município é a operação “Paz no Trânsito”, que conta com o apoio da Polícia Militar. A operação, realizada em Salvador e várias cidades do interior, tem o objetivo de retirar das vias veículos e condutores irregulares, aplicar a Lei Seca e ajudar no combate à criminalidade.

Para o Detran, pessoas que não defendem o interesse público tentam confundir a população, divulgando que as blitzes são direcionadas ao pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O órgão classifica como mais um caso de fake news, notícias falsas que são plantadas na imprensa e redes sociais. O departamento esclarece que a fiscalização checa toda a documentação de carros e motos, sendo que em Vitória da Conquista, tem sido expressivo o número de ocorrências de veículos com o licenciamento atrasado, o que não é permitido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CBT). Para quitar o licenciamento, o proprietário precisa pagar, além da taxa do Detran, o seguro DPVAT e possíveis multas, também o IPVA, imposto cobrado pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz).

Os agentes do Detran oferecem a possibilidade de o cidadão efetuar a quitação do licenciamento, enquanto a blitz acontece, para a liberação do veículo após a apresentação do comprovante de pagamento. Os que não apresentam o comprovante têm o veículo removido para o pátio da Ciretran. Sobre a cobrança do guincho e da diária de estacionamento, o órgão afirma que os procedimentos seguem dispositivos legais e transparentes.



Conquista, Destaques, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)