Devaneios Sonoros: Cultura Bacana, próximos shows e a volta dos Smiths

*Por Gilmar Dantas

“Take me out tonight
Where there’s music and there’s people
Who are young and alive”

(There Is a Light That Never Goes Out – The Smiths)

Música autoral é bacana

Se você perguntar pra qualquer músico de Conquista em qual lugar ele prefere tocar, nove em cada dez irão responder: Cultura Bacana. A casa tem excelente estrutura de palco, som e luz. Tem capacidade pra 360 pessoas sentadas confortavelmente (apartando um pouco chega a 500). Era o espaço que todas as bandas sempre sonharam em poder contar.

Como acontece na maioria das casas deste porte, pra manter uma média de público satisfatória, as pautas são ocupadas pelas bandas covers. Essencial Hit, Bernardino Band, Tom Lemos & Os Formidáveis, On The Rocks e Shau & Os Anéis de Saturno são alguns dos nomes que se apresentam por lá.

Na Festa de Aniversário do Selo Piripiri, mais uma vez a Taro fez história, tornando-se uma das primeiras bandas autorais a se apresentar no espaço, numa noite que também contou com o projeto Transe, do Espírito Santo, e da Vivendo do Ócio, atração principal do evento. Cerca de trezentas pessoas lotaram a casa e mostraram que Vitória da Conquista tem um imenso público consumidor de música autoral e ávido por novidades. O sucesso foi tão grande que o próximo evento do Coletivo Suíça Bahiana no Cultura Bacana já tem data: 25 de fevereiro.

Fagner, O Grande Encontro e atração internacional em Conquista

Os últimos dias foram de vários anúncios de shows de grande porte em nossa cidade. Primeiro a Mistureba anunciou o show do Grande Encontro, com a presença de Alceu Valença, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo no Parque de Exposições, dia 27 de abril. Depois foi a vez de Alexandre Cabecinha anunciar o show de Raimundo Fagner, ainda sem local e data. Finalizando, a Bloodbath Produções anunciou o show da banda alemã Deathronation, dia 16 de março no Teatro Carlos Jehovah.

A volta dos Smiths

Três membros dos Smiths se reunirão no palco no final deste ano para uma série de shows que mostrarão uma releitura clássica da icônica banda de Manchester. O baterista Mike Joyce, o baixista Andy Rourke e o segundo guitarrista Craig Gannon irão estrear o projeto ‘Classically Smiths’ no próximo verão europeu – com os três acompanhados pela Manchester Camerata Orchestra para shows em Londres, Manchester e Edimburgo, antes de uma turnê completa no Reino Unido. A notícia completa você confere no site da NME.

*Gilmar Dantas é produtor cultural em Vitória da Conquista desde 2003. Graduado em Letras pela Uesb e pós graduando em Gestão Cultural pelo Senac. É técnico em assuntos culturais da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista e membro do Conselho Municipal de Cultura e do Colegiado de Música da Bahia, dos quais já foi presidente. Escreve pro Blog do Rodrigo Ferraz às segundas e quartas.



Artigos, Conquista, Cultura, Destaques, Vitória da Conquista

Comentário(s)