Conquista é rock! As dez melhores bandas de rock/metal da cidade

Por Gilmar Dantas

*Este post encerra a série Melhores do ano especialmente escrita para o Blog do Rodrigo Ferraz, viabilizada através de uma parceria com o Selo Piripiri que, no dia 18 de janeiro, festeja um ano com shows das bandas Vivendo do Ócio, Transe (ES) e Taro no Cultura Bacana. Adquira já o seu ingresso: http://bit.ly/2oFTowf

Encerrando a série Melhores do Ano, trazemos uma lista com as dez melhores bandas autorais de rock e metal em atividade da cidade. Vitória da Conquista sempre foi conhecida por ter uma cena fortíssima do estilo, que é a base pra uma série de eventos como Natal da Cidade, Festival da Juventude, Festival de Inverno Bahia e Festival Suíça Bahiana. Vamos aos nomes (por ordem alfabética):

Cama de Jornal – Entra ano e sai ano mas uma coisa não muda: a força da banda punk conquistense. Letras sempre atuais, shows que envolvem o público e músicas que todo mundo canta junto. A banda mais importante da história da música conquistense.

Dona Iracema – A banda passou por diversas mudanças em sua formação, mas resistiu fortemente. Além de anunciar o lançamento de um novo EP, previsto pra janeiro, o grupo fez shows em várias cidades baianas (e até apareceu no Rock in Rio) divulgando o caatincore iracemático.

Dost – É o grupo que mais evoluiu na cena conquistense. Em crescente constante, apresenta melhoras a cada show e consolidou-se como um das principais bandas de rock do interior baiano.

Dreadful Trace – Tem uma palavra que define este grupo de heavy metal: perfeccionismo. Eles não tem pressa e preferem primar pela qualidade. O disco de estreia já é o álbum mais aguardado da cidade e tem tudo pra entrar nas listas de melhores de 2018.

Inside Hatred – Voltou aos palcos com nova formação, mas o death metal ainda tem o mesmo peso. É conhecida e respeitada em vários lugares. Atua também na produção de festivais, como o Dark Celebration.

Ladrões de Vinil – Junto com a Cama de Jornal e a Inside Hatred, forma o trio de veteranas na lista. Mesmo sem lançar material novo há anos, fez shows importantes em 2017, que mostraram que a banda continua cheia de fãs, mais conhecidas como “ladronetes”.

Mórficos – A entrada da vocalista Lorenna Marinho trouxe mais qualidade e levou o grupo a explorar outras possibilidades (e que já eram muitas), mas é na cena metal que a Mórficos encontrou espaço e foi abraçada, promovendo também importantes eventos.

Nem Tosco Todo e As Crianças Sem Futuro – O novo projeto de Nem chega ao seu segundo disco, com agenda cheia de lançamentos, que inclui CD, clipes e shows. Assim como a Cama de Jornal, a banda também destaca-se pela autonomia na produção.

Social Freak – Principal representante do grunge no interior baiano, a banda tem uma qualidade que vai além do estilo, levando-a pra participações em eventos de outras cenas, como o gigante Ruídos no Sertão, em Poções.

Taro – 2017 foi mesmo o ano da Taro. Já é a terceira lista deste especial que ela aparece. Antes, já tinham marcado presença nas listas de melhores músicas e apostas pra 2018. Passos importantes pra um grupo que só fez três shows e está em pleno começo.



Artigos, Conquista, Cultura, Destaques, Vitória da Conquista

Comentário(s)