Dez músicos de Conquista que fizeram sucesso no Brasil e no mundo em 2017

Por Gilmar Dantas

*Este post integra a série Melhores do ano especialmente escrita para o Blog do Rodrigo Ferraz, viabilizada através de uma parceria com o Selo Piripiri que, no dia 18 de janeiro, festeja um ano com shows das bandas Vivendo do Ócio, Transe (ES) e Taro no Cultura Bacana. Adquira já o seu ingresso: http://bit.ly/2oFTowf

Vitória da Conquista sempre teve tradição de ocupação de espaços importantes na música brasileira e também mundial. Com turnês, prêmios e discos, os nossos artistas levam a o nome da cidade pra todos os continentes. Confira os que se destacaram em 2017 (ordem alfabética):

Achiles – Venceu o Prêmio Caymmi na categoria Melhor Performance Masculino (show); fez shows em Jequié, Maracás, Salvador e Conquista; participou de importantes festivais, como o Festival DoSol (Natal), Feira Noise (Feira de Santana) e Suíça Bahiana (Conquista); foi premiado em festivais Brasil afora; participou do projeto Sofar Sounds e emplacou um vídeo no canal Sofar Latin America.

Assucena Assucena – a conquistense é vocalista do grupo As Bahias e a Cozinha Mineira, que em 2017 lançou um aclamado segundo disco, com  produção de Daniel Ganjaman e que já está em todas as listas de melhores do ano.

Chirlei Dutra – Foi finalista do XI Festival de Música da Educadora FM, com a música Útero Gélido. Atualmente morando em Salvador, mas que já circulou por São Paulo, Rio de Janeiro e Europa.

Diego Oliveira – Morando em São Paulo já há alguns anos, manteve seu projeto folk Benjamin Existe em atividade, com shows em Brasília e Curitiba e São Paulo; continua gravando discos de diversos artistas em seu estúdio; participou da trilha sonora do doc Laerte-se e do filme Vendedor de Sonhos e assinou contrato com a Som Livre.

Elomar – Comemorou 80 anos em constante atividade, com concertos e lançamento do disco “O menestrel e o sertãomundo”. Circulou o Brasil com shows em São Paulo, Mucugè e Belo Horizonte. Seu show de aniversário teve a presença de Renato Teixeira e Xangai.

Filipe Moreno – Morando no Rio de Janeiro, Filipe Moreno vive exclusivamente de música: tocando, gravando, acompanhando outros artistas, mas também com renda gerada pela venda de suas músicas, fato raro hoje em dia. É considerado um dos melhores baixistas do Brasil.

João Omar – Deu continuidade ao trabalho da ARCOS Orquestra Conquista Sinfônica e do seu projeto com Elton Becker e Petrônio Joab, além de apresentar-se em projeto solo em Assunção, no Paraguai.

Leo Brasileiro – Primeiro conquistense a subir no Palco Mundo do Rock in Rio, empunhando justamente o instrumento símbolo do evento: a guitarra. Acompanhando Ivete Sangalo, Leo Brasileiro rodou o mundo mostrando seu talento indiscutível.

Massumi – reside atualmente em São Paulo. Natural de Vitória da Conquista, nos últimos anos o músico tem conquistado um espaço importante no cenário nacional da música brasileira tendo se apresentado com grandes nomes como Céu, Chico César, Fafá de Belém, Vanessa da Matta, Otto, Mariana Aydar e Alaíde Costa.

Ricardo Castro – o conquistense mantém firme e forte a Orquestra Neojibá, da qual é diretor fundador e que, em 2017, completou dez anos, acumulando em seu currículo várias turnês pela Europa e por todo Brasil, com núcleos espalhados por toda a Bahia.

Observação: Nem todos os músicos citados nesta matéria nasceram em Vitória da Conquista que, cumprindo sua vocação de cidade acolhedora, recebeu alguns deles e foi essencial em suas formações.



Artigos, Conquista, Cultura, Destaques, Vitória da Conquista

Comentário(s)