Opinião: Os dez melhores bares/espaços culturais de Conquista em 2017

Por Gilmar Dantas

*Este post integra a série Melhores do ano especialmente escrita para o Blog do Rodrigo Ferraz, viabilizada através de uma parceria com o Selo Piripiri que, no dia 18 de janeiro, festeja um ano com shows das bandas Vivendo do Ócio, Transe (ES) e Taro no Cultura Bacana.

Para muitos, este top 10 refere-se mais aos bares alternativos da cidade. Prefiro dizer que são os mais originais e verdadeiros. São espaços fora do eixo Olívia Flores/Alziro Prates, que é lotado de bares topzeiras, de pessoas que adoram ostentar (muitas vezes até o que não tem), de salto, extremamente arrumadas e maquiadas – os semideuses do Poema em Linha Reta de Fernando Pessoa. Nesta lista também não aparecem os bares da Frei Benjamim pois, estes, embora não tenham a falsidade dos espaços citados acima, pouco apresentam de características próprias ou especiais, apenas são uma representatividade do status quo de uma ideologia dominante.


Décimo Lugar – Cazazul Teatro Escola (Tv. Otávio Santos, 60 – Recreio) – Não é um bar, mas é difícil pensar em um espaço cultural em que a gente se sinta bem e não citar a Cazazul. Por isso, fiquem atentos à programação da casa pra não perder os eventos maravilhosos que lá acontecem. Foto: Rebeca Reis

Nono Lugar – Circuito do Espeto (Av Siqueira Campos- Praça da Normal) – A música não é boa e o bar também é frequentado por topzeiras, mas é muito raro encontrar na cidade um espaço em que as comidas não sejam caras e que a cerveja de 600ml tenha um custo em torno de R$ 6,00. Sim, precisamos fazer essa denúncia: o preço médio da cerveja em Conquista é absurdamente caro.

 

Oitavo Lugar – Café Society (Avenida João Abuchidid, 276a – Candeias) – Num ramo tão instável e de um público ávido por novidades, manter um espaço figurando entre os melhores por oito anos seguidos é um fato raro, da qual Otávio e sua equipe dão conta com maestria, sempre mantendo a qualidade e sem ceder a modismos.

 

Sétimo Lugar – Aquariuus Gourmet (Rua Chile, 14 – Candeias) – Este é o ponto de encontro na madrugada dos frequentadores de todos os bares citados neste texto. Vale muito à pena experimentar a batata suíça.

Sexto Lugar – Underground Pub (Praça João Gonçalves – Centro) –  Como uma tatuagem “que você pega, esfrega / Nega, mas não lava”, o Underground continua sendo um espaço fundamental pras cenas hip hop, metal e lgbt.

Quinto Lugar – Cultura Bacana (Av Otávio Santos, 161 – Recreio) – Na linha tênue que separa o tradicional do novo e o careta do inovador, é o bar em que os músicos mais gostam de tocar. Foto: Amanda Nascto


Quarto Lugar – Manifesto (Av Leonídeo Oliveira – Recreio)- É o mais novo point da cidade, com uma proposta de espaço colaborativo que abrange tatuagem, música eletrônica, artes plásticas e o que aparecer pela frente. Lembra muito a Casa Fora do Eixo.


Terceiro Lugar – Blue Jeans Pub (Avenida João Abuchidid, 04 – Candeias) – Rapidamente tornou-se o point preferido dos fãs de Lana Del Rey e similares, compartilhando o público do 5 Continentes.

Segundo Lugar – Freguesia Encontro de Sabores (Rua Santos Dumont, 413 – São Vicente) – Depois do fechamento do Mata Branca, a cidade viu surgir vários bares com foco nas cervejas artesanais e especiais. O Freguesia é o mais acessível deles (levando em considerações que estamos falando de cerveja artesanal e a conta não vai sair barata).

Primeiro Lugar – 5 Continentes (Av Alírio Sales, 07 – Candeias) – O 5c, como é carinhosamente chamado pelos seus frequentadores, após sentir um baque forte com a abertura do Blue Jeans Pub, mantém-se firme e forte na preferência dos jovens conquistenses. Depois de mudar duas vezes de endereço, sempre ampliando seu espaço, a casa dos fãs de Arctic Monkeys e da cerveja Heineken vence nosso top 10 sem muitas dificuldades.



Conquista, Cultura, Destaques, Vitória da Conquista

Comentário(s)