Natal Conquista de Luz traz música clássica para a Tancredo Neves

Com a Praça Tancredo Neves recebendo o maior público do Natal Conquista de Luz, a festa natalina realizada pela Prefeitura Municipal chegou a sua última noite neste sábado, 23, levando a música clássica para onde o povo está.

As pessoas vibraram junto com os acordes do violoncelo do jovem Massumi, apreciaram a música erudita da dupla convidada David Souza e Mary Bewitch e se emocionaram com a Orquestra Conquista Sinfônica encerrando o evento, que este ano homenageou os 80 anos menestrel Elomar Figueira, comemorado no último dia 21.

E presente na plateia estava o próprio cancioneiro que pode ouvir sua música “Arrumação” ser executada pela Orquestra, que tem seu filho, João Omar, como maestro, e a “Incelença Pro Amor Retirante” ser cantada pelo tenor David, acompanhado pela jovem orquestra.

E assim prosseguiu: o agudo masculino de David e o soprano de Mary se revezaram com os instrumentos de corda; clássicos internacionais alternaram com a música popular brasileira de Caetano Veloso e Luiz Gonzaga.

O cantor David é conquistense e atualmente vive com a esposa, com quem faz dupla, no Canadá. Ele recebeu o convite da Secretaria Municipal de Cultura e ficou contente em poder voltar a sua terra natal depois de 15 anos: “Eu nunca imaginei que isso poderia acontecer, pois faz muito tempo que eu fui embora. Pra mim, é um momento único, maravilhoso. Estou muito feliz”.

Dupla, David Souza e Mary Bewitch, fez uma apresentação marcante

 

O também conquistense Massumi cantou e tocou de forma única, fazendo com que a atenção do pequeno Miguel de dois anos e meio se voltasse para o palco, impedindo da mãe o levar para casa naquele momento. “É a primeira vez que ele vem participar do evento e é interessante porque desperta as crianças a conhecerem este tipo de música. É muito importante estimular a criançada a ter bom gosto, além de dar a oportunidade das pessoas que não têm acesso, a música terem”, disse a professora estadual Verônica Gomes Cruz.

Verônica Gomes e seu filho Miguel se encantam com Massumi e seu violoncelo

 

Formada por jovens, os objetivos da Orquestra Conquista Sinfônica são justamente valorizar e incentivar à produção e a continuidade da música clássica e instrumental, formando, dessa forma, plateia para esse estilo musical, em Vitória da Conquista.

Orquestra Conquista Sinfônica homenageou o menestrel Elomar Figueira

 

O administrador Nanne Nascimento prestigiou a última noite no Natal Conquista de Luz justamente para ver as apresentações da dupla erudita e da Orquestra. “É de suma importância essa iniciativa para popularizar um pouco mais a música clássica em várias esferas da sociedade de Vitória da Conquista e do Brasil. Eu que só grande apreciador da música e que tenho um segmento nesta linha acho muito importante e bonito”, comentou Nanne, que também músico.

Nanne Nascimento aprecia apresentações clássicas

 

E foi neste clima de celebração e emoção, que a primeira edição do Natal Conquista de Luz foi encerrada, consolidando-se como um espaço de valorização dos “artistas da casa”. “Demonstramos, com o Natal Conquista de Luz, que a nossa cidade tem artista.O resultado foi positivo demais. É a maior prova de que as pessoas querem cultura e de que, quanto mais você colocar cultura em vários lugares, as pessoas vão. Eu acho que nossa aposta foi corretíssima”, avaliou a secretária de Cultura, Tina Rocha.



Conquista, Cultura, Destaques, Vitória da Conquista

Comentário(s)