Sudoeste baiano: Rui entrega nova ala de UTI em hospital de Brumado

Mais qualidade nos serviços de saúde para cerca de 160 mil baianos é o novo legado que o governador Rui Costa entregou para a população do Centro-Sul Baiano nesta quinta-feira (21). O chefe do executivo inaugurou a nova ala da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, localizado em Brumado. A partir de agora, o hospital passa a contar com dez leitos de UTI adulta e mais dez de UTI Neonatal.
“Com esses novos leitos, o hospital de Brumado passa a poder realizar diversos procedimentos cirúrgicos de alta complexidade, que antes não estava habilitado a fazer, por não ter uma UTI de retaguarda. Estas unidades, tanto a adulta, quanto a neonatal, vão ajudar a salvar muitas vidas”, destacou o governador.
A unidade hospitalar é considerada de médio porte e faz parte da Rede de Atenção às Urgências e da Rede Cegonha da Região de Saúde de Brumado. O hospital oferece serviços de urgência, atendimento à gestação de alto risco, atenção às pessoas com sofrimento ou transtorno mental, além de apoio diagnóstico e terapêutico.

O Hospital Municipal de Brumado realiza 70 mil atendimentos por ano, incluindo 60 partos por mês. Segundo o diretor-geral da unidade, Bruno Andrade, os equipamentos fortalecem o acesso integral da população à saúde.

“Com a abertura desses leitos, a população fica melhor assistida no que tange a alta complexidade e vai ficar mais fácil o acesso a serviço de qualidade. Além disso, passamos a ter possibilidade de abertura de novos serviços na região em um futuro próximo, como procedimentos de cardiologia intervencionista e neurocirurgia.
Ofertas que só serão viabilizadas em função da instalação desses leitos de UTI que foram inaugurados”, explica.
O hospital atende a demandas de 21 municípios, entre eles Araçatuba, Barra da Estiva, Contendas do Sincorá, Dom Basílio, Guajeru, Ibicoara, Ituaçu, Jussiape, Malhada de Pedras, Rio de Contas, Tanhaçu, Maetinga, e Presidente Jânio Quadros.
Policlínica
O governador Rui Costa aproveitou a oportunidade para falar sobre a possibilidade de implantação de uma policlínica em Brumado, para atender a região. “Amanhã [sexta, dia 22], inauguro em Jequié a quarta policlínica do estado, e no primeiro semestre do ano que vem entrego mais seis, totalizando dez unidades na Bahia. Aqui em Brumado estamos buscando chegar a um entendimento entre prefeitos de municípios da região. Ainda hoje iremos nos reunir para tratar do assunto. O critério básico para a implantação das policlínicas é reunir um consórcio com os municípios que some algo em torno de 500 mil habitantes”, explicou Rui, que, também na sexta-feira (22), assinará um protocolo de intenções com cidades da macrorregião de Vitória da Conquista, para a construção de mais uma policlínica.


Destaques, Política, Saúde, Sudoeste

Comentário(s)