II Mostra Culte: Uma pequena grande apresentação

Ontem, 11, o palco do Teatro Municipal Carlos Jehovah foi invadido por um elenco de pequenos atores e atrizes que durante o segundo semestre do ano de 2017 passaram as tardes de segunda e quarta-feira fazendo arte, fazendo cena. Eram os estudantes da turma infantil de Iniciação ao Teatro, curso oferecido pela CazAzul Teatro Escola como uma das opções do CULTE – Cursos Livres de Teatro.

De expressão corporal e vocal a noções de deslocamento em cena, os pequenos tiveram uma vasta oferta de conteúdos cuidadosamente selecionados para a faixa etária. No cardápio artístico-pedagógico, jogos coreográficos, jogos teatrais, atividades que visam o desenvolvimento de um espírito colaborativo, desenvolvimento das noções de lateralidade, pesquisa sobre o universo circense (tema do espetáculo produzido por eles) incluindo a exibição do clássico O Circo (1928) de Charles Chaplin com direito a pipoca, suco e debate sobre o filme.

Ao longo do processo, as próprias crianças sinalizavam seus conhecimentos e seus interesses por aspectos da realidade do circo tendo cada uma delas escolhido o personagem a quem iriam dar vida no palco. É de autoria deles também, sob supervisão da professora e diretora Thiana Barbosa as cenas dos anunciantes, na qual cada criança criava um produto para ser vendido durante a apresentação.

O Circo da Alegria, espetáculo inspirado nas canções originais da peça homônima de Vânia Laranjeira, apresentada em Salvador no final dos anos 90, teve adaptação de Adriana Amorim e direção e coreografia de Thiana Barbosa, e fez pais, mães, parentes e amigos se divertirem e se emocionarem na noite de ontem. O mais lindo de ver foi, sem dúvida, a alegria contagiante e a segurança que os pequenos demonstravam em cena.

A equipe artístico-pedagógica da CazAzul esclarece que o principal objetivo do processo de aprendizagem da linguagem teatral definido no projeto pedagógico da escola é fazer com que todo e qualquer ator ou atriz que esteja em cena sinta-se confiante e confortável. Com um investimento reduzido em equipamentos, figurinos ou aparatos técnicos, a CazAzul troca, sem hesitar, o glamour dos holofotes, dos grandes figurinos e da noite de gala, pelo investimento no sorriso, na realização plena e na alegria dos estudantes que estão em cena.

A CazAzul segue com o planejamento de continuar oferecendo cursos de iniciação ao teatro para as crianças, sobretudo com o retorno positivo dos pais e com a procura por informações das famílias presentes ontem. As aulas para os pequenos começam no dia 19 de fevereiro de 2018, sempre com aulas às segundas e quartas-feiras das 14:00 às 16:00, com mostra cênica pública ao final do processo.



Conquista, Cultura, Destaques, Vitória da Conquista

Comentário(s)