Conquista: Prefeitura entrega escolas reformadas em Baixa Seca e Veredinha

Foto: Secom – PMVC

“Esta escola ficou um tempo sem terminar, e hoje a gente vê que ela está bonita, toda reformada. As cadeiras estão todas novinhas. As pinturas, o visual da escola, hoje é outro. Não tinha portão, hoje tem. Então, a gente recebe com muita alegria. Eu e toda a comunidade”, declarou Patrícia.

Na mesma tarde, a poucos quilômetros dali, no distrito de Veredinha (distante quase 50 quilômetros da zona urbana), algo parecido foi dito pela filha de Patrícia, a estudante Manuelly de Oliveira, 14, a respeito das intervenções que a Prefeitura fez na estrutura da Escola Municipal Tobias Barreto.

“Dá até orgulho de estudar agora em Veredinha, por causa da reforma”, afirmou Manuelly. “Só de estudar numa escola que está linda, toda organizada, você já fica com a mente bem mais clara. Fica bom de estudar”.

Pode-se dizer que, na mesma tarde, Patrícia e Manuelly passaram por situações semelhantes: a mãe, quando criança, estudou na Cassiano dos Santos Silva; a filha, hoje, é aluna do 8º ano do Ensino Fundamental na Tobias Barreto.

Na mesma sexta-feira, 8, as comunidades de Baixa Seca e de Veredinha receberam essas duas escolas municipais, repaginadas após terem sido submetidas a reformas. A Prefeitura investiu nas duas obras mais de R$ 200 mil, provenientes de recursos próprios do município. Além de pintura geral e reparos nas instalações hidráulicas, as unidades escolares receberam a aplicação de cerâmica e forro, entre outros serviços.

Na Cassiano dos Santos Silva, também foi feita a complementação de um muro, além da instalação do portão e da revisão das instalações elétricas.

‘Isto é só o começo’ – Ao falar aos moradores de Baixa Seca que participaram da cerimônia de entrega da escola, após a reforma, o prefeito Herzem Gusmão afirmou que “isto aqui é só o começo”. Quando se encontrou com a comunidade de Veredinha, o gestor complementou seu discurso, informando que o trabalho continuará.

“Retomamos todas as obras paralisadas, inclusive escolas, creches, quadras poliesportivas”, disse o prefeito. “Todos nós precisamos entender que esses equipamentos não pertencem ao prefeito, não pertencem ao partido político. Pertencem a uma comunidade, a um povo, a uma sociedade”.

Segundo o prefeito,  o objetivo do governo municipal é promover reformas em toda a estrutura física da rede municipal. “O Marcelo pretende, até entregar o cargo, restaurar todas as escolas que nós estamos observando e acompanhando na cidade de Vitória da Conquista. São mais de 200, e mais de 42 mil alunos. Precisamos ter uma atenção especial, um carinho especial para com a educação”, afirmou Gusmão.

O gestor se referia aos propósitos do secretário municipal de Educação, Marcelo Melo, que também se referiu a esses investimentos. “O espaço físico é muito importante para que os alunos se sintam bem na escola”, defendeu Melo, para quem “só a educação transforma”.

C.E.I. de Veredinha – A Escola Municipal Tobias Barreto é a sede do Círculo Escolar Integrado de Veredinha, que integra ainda outras três unidades: Cassiano dos Santos Souza (também reformada e entregue na mesma tarde), em Baixa Seca; Benedito Fortunato da França, na Fazenda Velame; e Virgílio Ferraz de Oliveira, em Lagoa de Melquíades. As quatro escolas, juntas, possuem um total de 580 alunos matriculados.



Conquista, Destaques, Educação, Vitória da Conquista

Comentário(s)