Conquista: Prefeitura realiza inscrições para cursos do Pronatec; confira as oportunidades

Foto: Secom – PMVC

Até o dia 30 de novembro, pessoas com idade entre 16 e 59 anos podem se inscrever nos cursos oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), na modalidade Ensino à Distância. O sistema é uma das ferramentas do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) do Governo Federal.

Estão sendo oferecidos 56 cursos profissionalizantes para pessoas que estejam cursando ou já tenham concluído o ensino médio. Os interessados devem fazer sua inscrição presencialmente no escritório localizado na Av. Bartolomeu de Gusmão, nº 744, Jurema (antiga Secretaria de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico/Semtre), no segundo andar, das 7h às 13h.

Após a inscrição, o aluno fará o curso por meio de computador com acesso à internet de qualquer lugar em que esteja. Segundo a pedagoga do Pronatec, Paloma Caires, a Prefeitura oferecerá alguns espaços com salas de informática, como o Estação da Juventude. “No ato da matrícula, vamos verificar quem tem acesso à internet em casa, para aqueles que não tiverem, a Prefeitura irá disponibilizar um laboratório de informática”, explicou Paloma.

Para divulgar as informações sobre o Pronatec, a Prefeitura, por meio da Coordenação de Renda e Cidadania da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realizou o lançamento do programa, na última sexta-feira, 24, no auditório da Rede de Atenção à Criança e ao Adolescente. Estiveram presentes a subsecretária de Educação, Celma Maria de Oliveira; o secretário de Mobilidade Urbana Esmeraldino Correia (na oportunidade, representando o prefeito Herzem Gusmão); a coordenadora de Renda e Cidadania e gestora do Bolsa Família, Ianna Karine Carvalho; e demais gestores da Administração Municipal.

Para o secretário Esmeraldino esta é mais uma oportunidade, apoiada pela gestão municipal, para que os jovens tenham acesso ao mercado de trabalho de forma qualificada. “Que nós possamos, por meio de ações como esta, oferecer aos jovens de nossa cidade a oportunidade de serem cidadãos completos, com direitos e deveres, e para que eles possam acessar o mundo do trabalho com dignidade, esse é nosso objetivo enquanto gestores”, ressaltou.

“Esperamos contar com uma ampla adesão dos jovens, principalmente para aqueles que estão em núcleos familiares que recebem o benefício do Bolsa Família, pois sabemos que estes são os que mais precisam de oportunidades para alcançar o emprego no mercado de trabalho que é tão exigente quando se trata de qualificação”, ressaltou Ianna.

Confira os cursos disponíveis.



Conquista, Destaques, Educação, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)