Conquista: Prefeitura discute reabertura do Cine Madrigal


Na mesma semana em que ocorre a 12ª edição da Mostra Cinema Conquista, a Prefeitura de Vitória da Conquista continua buscando alternativas para reativar o espaço em que, por mais de quatro décadas, funcionou o Cine Madrigal.

Nesta quinta-feira, 23, o diretor da Agência Nacional do Cinema (Ancine), Roberto Lima, conversou com o prefeito Herzem Gusmão, a secretária de Cultura, Tina Rocha, o chefe de Gabinete, Marcos Ferreira, e o coordenador-geral da Mostra, Esmon Primo.

Antes, na segunda-feira, 20, o grupo já havia se reunido previamente com o professor, roteirista e gestor Alfredo Manevy – que, na ocasião, falou sobre sua experiência à frente da implantação do Circuito Spcine, uma rede formada por 20 salas públicas de exibição espalhadas pela capital paulista.

Na reunião de hoje, Lima apresentou alternativas de financiamento operadas pela Ancine. A entidade é uma autarquia ligada ao Ministério da Cultura, que atua no fomento, na regulação e na fiscalização do mercado do cinema e do audiovisual no Brasil.

O imóvel que abrigou o Cine Madrigal foi adquirido pela Prefeitura em 2014, ainda na gestão anterior, mas continua desativado desde então. Agora, o Governo Municipal estuda a melhor forma de fazê-lo voltar a funcionar – e de mantê-lo em funcionamento, com atividades culturais acessíveis à comunidade em geral.

‘Primeiro contato’ – Entre as possibilidades mencionadas por Lima, há a busca por captação de recursos, via patrocínio, ou linhas de crédito subsidiadas – possivelmente, através do Banco do Nordeste. Existem também outras possibilidades, como a abertura de editais locais de produção pela Prefeitura, que seriam suplementados pela Ancine.

Nesses casos, os recursos investidos pelo Governo Municipal não precisariam ser destinados necessariamente à produção de filmes (essa finalidade poderia ser garantida por recursos da própria Ancine): poderiam ser direcionados, por exemplo, para a construção ou recuperação do imóvel.

“Esta é a primeira conversa. Abrimos um primeiro contato”, explicou Lima, que orientou o Governo Municipal a manter o contato com a Ancine. Segundo ele, os técnicos da entidade podem auxiliar na elaboração de um projeto que promova a reabertura e a manutenção do antigo Cine Madrigal.

“O importante é abrir esse contato e manter. O ideal é que, em conversas técnicas, se formate um projeto com prazo, quais são as condições, o que é possível e o que não é possível fazer, e de que maneira. Depois, vem um segundo passo”, comentou o diretor da Ancine. “Mas, pelo que eu senti aqui, do prefeito e seus colaboradores, há a disposição de fazer isso, sim”, concluiu Lima.

‘Estamos otimistas’ – Depois das conversas com Roberto Lima e Alfredo Manevy, a secretária de Cultura, Tina Rocha, acredita que a equipe do Governo Municipal reuniu informações importantes para elaborar uma proposta de reativação da sala onde funcionou o último “cinema de rua” de Vitória da Conquista – que, durante anos, também foi a sede da Mostra Cinema Conquista.

“Tudo o que está acontecendo, graças à Mostra, é fundamental. E a gente percebe que as pessoas têm um carinho especial pelo Cine Madrigal. Então, é por isso que a gente está nesse empenho de tentar que o Cine Madrigal seja reaberto”, informou Tina.

“Agora, depende da nossa equipe”, finalizou a secretária, complementando: “Estamos muito otimistas. Foram muito importantes esses encontros”.

Conferencistas da Mostra – Tanto Roberto Lima quanto Alfredo Manevy vieram à Vitória da Conquista para ministrar conferências na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), durante a programação da Mostra Cinema Conquista.

Lima é dramaturgo e gestor cultural, e assumiu a direção da Ancine em janeiro de 2014. Manevy é ex-presidente da Spcine – empresa de cinema e audiovisual vinculada à Prefeitura de São Paulo – e foi secretário executivo e secretário de Políticas Culturais do Minstério da Cultura, além de secretário-adjunto da Cultura na capital paulista.

(Com informações do site www.circuitospcine.com.br .)



Conquista, Cultura, Destaques, Notícias, Vitória da Conquista

Comentário(s)