Conquista: Prefeitura impede imprensa de entrar no Lomantão; fim do prazo para entrega do estádio a FBF está próximo

O fungo que afetou a grama do Estádio Municipal Lomanto Júnior está dando o que falar. Depois de atacar a grama e deixá-la com aspecto amarelado, parecendo que a planta estava morrendo, a prefeitura disse que recorreu a estudos técnicos para avaliar as dimensões da praga. Os resultados preliminares desses estudos, que estão sendo feitos por um laboratório da UESB, apontam que se trata de algo comum em campos de futebol – e, portanto, sua ocorrência é tão simples quanto sua eliminação.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente trata-se de um fungo disseminado por sementes, fácil de ser removido. O orvalho também pode contribuir para sua proliferação. A fim de controlar a situação, a primeira atitude da Prefeitura foi a poda da grama, de modo a evitar que o fungo se espalhe para outros setores do campo. Outras etapas do processo virão em seguida.

O que voltou a chamar atenção nesta semana foi o novo capítulo que essa história ganhou. Em reportagem exibida pela TV Sudoeste a emissora recontou o caso, mas não teve autorização da prefeitura para filmar dentro do estádio, e não justificou o porque da não autorização. O que acabou por levantar diversas especulações sobre a quantas estaria o processo de recuperação do gramado. A prefeitura limitou-se apenas a dizer que está trabalhando para o gramado ficar pronto a tempo do campeonato baiano de futebol.

O que é outra preocupação. Apesar do campeonato começar apenas em 21 de janeiro de 2018. A Federação Bahiana de Futebol informou à emissora que os estádios que forem receber os jogos, têm de estar com tudo pronto no máximo até o dia 15 de dezembro.

Vale lembrar que em 2015 obras no estádio foram realizadas, inclusive a troca completa do gramado, que custaram R$ 941,2 mil, vindos de recursos próprios do município. A substituição do antigo gramado pelo atual foi feita pela empresa vencedora da licitação aberta pela Prefeitura: a Greenleaf, que cuidou dos principais gramados utilizados na Copa do Mundo de 2014.



Conquista, Destaques, Esporte, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)