Começa a Mostra Cinema Conquista 2017

Começou na noite de hoje (domingo)  a programação da 12ª edição da Mostra Cinema Conquista, um dos mais importantes eventos do gênero do país. O documentário “Divinas Divas”, lançado em junho deste ano, e que marca a estreia de Leandra Leal como diretora, abriu a programação do evento no auditório do Instituto Educacional Euclides Dantas (IEED/ Escola Normal).

A solenidade contou com a presença de representantes do governo municipal e estadual, cineastas, estudantes, professores, comunidade em geral e imprensa.

O longa de abertura conta a história da primeira geração de artistas transformistas do Brasil que, nos anos 70, testemunhou o auge cultural da Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro, repleta de cinemas e teatros. Um dos primeiros palcos a abrigar homens vestidos de mulher foi o Teatro Rival, dirigido por Américo Leal, avô de Leandra Leal.

Estabelecido, ao longo dos anos, como um dos mais importantes eventos do gênero no nordeste do país, a Mostra é, por excelência, um espaço de experimentação cinematográfica que democratiza o acesso à produção nacional e o debate sobre os mais diversos temas do cinema e do audiovisual.

O evento, que teve sua última edição em 2015, é um espaço privilegiado para a discussão dos temas e manifestações importantes do cinema brasileiro. A Mostra mantém uma curadoria sempre voltada para trazer um panorama interessante da produção cinematográfica brasileira que, apesar das suas adversidades e desafios, se mantém diversa e rica.

Durante a programação, serão exibidos mais de 50 filmes, entre longas, médias e curtas metragens, além da realização de debates, conferências, oficinas e homenagens. Nesta edição, as exibições serão realizadas no auditório do Instituto Educacional Euclides Dantas (IEED/ Escola Normal), no Espaço Comunitário Seu Rosa, localizada no bairro Nova Cidade e nas escolas municipais em diversos distritos da cidade.

Para conferir toda a programação do evento, clique aqui.



Conquista, Cultura, Destaques, Vitória da Conquista

Comentário(s)