Programação completa da Mostra Cinema Conquista é lançada no Café com Cinema

Aconteceu na noite de ontem (14), no espaço Villa do Bosque, o Café com Cinema, que apresentou ao público e à imprensa a programação da 12ª edição da Mostra Cinema Conquista. O evento acontece entre os dias 19 e 24 de novembro em Vitória da Conquista.

Na ocasião, o coordenador do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Márcio Venâncio, falou sobre a importância do evento para Vitória da Conquista e região. “Ficamos muito felizes em ter a Mostra Cinema Conquista em nossa cidade, buscando divulgar o nosso cinema. Agradeço a Esmon Primo por este trabalho honroso e tão impressionante. É um desafio fazer uma mostra fora do eixo com a qualidade e o cuidado que a gente vê”, explanou.

O coordenador geral, Esmon Primo, destacou a produção cinematográfica nacional na atualidade. “Há 12 anos realizamos a Mostra Cinema Conquista, sempre tentando trazer para a cidade uma parte do que se tem feito no cinema brasileiro, principalmente nos últimos 20 anos. Uma pequena parcela, haja vista que hoje no Brasil é produzido mais de 140 filmes, que não chegam a boa parte do público, por causa da quantidade de cinemas comerciais, que possuem um perfil e um interesse diferente de entender o cinema como um produto cultural, social e educacional importantíssimo, se limitando ao mercado”, explicou. “Não só essa mostra, como várias outras no país, tentam realizar espaços possíveis de se exibir um cinema diversificado e qualificado, como nosso cinema tem se mostrado atualmente”.

Para a secretária de Cultura, Tina Rocha, “a Mostra está com uma seleção de filmes maravilhosa”. “Vou ter oportunidade de ver coisas muito interessantes, não sei como vou conseguir adequar o meu horário, pois eu pretendo fazer uma oficina. Eu não quero perder nada”, contou.

A programação tem início a partir deste domingo (19). Serão exibidos mais de 50 filmes, além de mesas redondas, conferências, debates (Papo de Cinema), oficinas e homenagens, que contarão com renomados cineastas, professores, críticos e profissionais do meio audiovisual. Dentre os nomes convidados, estão o professor e roteirista Alfredo Manevy, o jornalista e ex apresentador do programa Roda Viva, Paulo Markun, o cineasta Jorge Alfredo e Thamires Vieira, do Coletivo Tela Preta. Já na programação de filmes, os destaques são os longas Divinas Divas (2016), Aquarius (2016), Boi Neon (2016), Mãe Só Há Uma (2017), Abaixo a Gravidade (2017), Martírio (2017) e Precisamos Falar do Assédio (2016).

As principais exibições ocorrem este ano no auditório do Instituto Educacional Euclides Dantas (IEED). As atividades também serão realizadas no Espaço Comunitário Seu Rosa, localizada no bairro Nova Cidade, tendas itinerantes que percorrerão escolas municipais em diversos distritos da cidade, além do Teatro Glauber Rocha, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). A programação completa está disponível no sitewww.mostracinemaconquista.com.br e nas mídias sociais oficiais do evento.

Mostra Cinema Conquista – Ano 12 tem o apoio cultural do Canal Brasil, TVE Bahia, TV Sudoeste, Sistema Uesb de Rádio e TV Educativas e Schin. Conta com o apoio institucional da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Curso de Cinema e Audiovisual da Uesb, Programa Janela Indiscreta, Instituto de Radiodifusão do Estado da Bahia e Diretoria Audiovisual do Estado (Dimas). A Mostra Cinema Conquista é uma realização do Instituto Mandacaru de Inclusão Sociocultural. Tem o apoio financeiro da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista e do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

Créditos das fotos: Rafael Flores



Conquista, Cultura, Destaques, Vitória da Conquista

Comentário(s)