Conquista: Inaugurada a UNACON do Hospital Samur; veja as fotos

Foi entregue oficialmente nesta terça-feira, 14, a Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia com Serviços de Radioterapia (Unacon) do Hospital Samur. Com ela, haverá a ampliação da assistência e tratamento dos pacientes com câncer de Vitória da Conquista e de toda região pelo Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo também cirurgias oncológicas e leitos de UTI.

Com o apoio da atual Administração Municipal, a Unidade foi credenciada pelo Ministério da Saúde no fim do ano passado e há cerca de um mês começou a realizar o atendimento. Os recursos do Governo Federal, destinados a esses serviços, somam R$ 8.318.908,80.

Mas, sem seu discurso, o médico Sebastião Castro, um dos diretores do Hospital Samur, destacou, também o empenho do ex-prefeito Guilherme Menezes e as administrações do PT na cidade, além do Governo do Estado, via deputado federal Jorge Solla, quando era secretário estadual de saúde.

“O câncer não tem partido político. Isso é uma vitória de todos, aqui nós não levantamos nenhuma bandeira partidária. A doença não tem partido, tem pressa, e hoje é um dia para comemorar, todos juntos”, disse.

A inauguração contou com todo o corpo de diretores do Samur, além do prefeito Herzem Gusmão; a vice, Irma Lemos, a ex-secretária municipal de saúde, Suzana Ribeiro, representando o deputado federal Jorge Solla; a representante da Diretoria Regional de Saúde, Karol Rebouças; vereadores, secretários municipais e demais autoridades.

A Unacon possui modernos equipamentos e tecnologias, além de recursos humanos adequados à prestação de assistência especializada de alta complexidade para o diagnóstico definitivo e tratamento dos cânceres mais prevalentes na região. O novo sistema conta ainda com registro de pacientes por meio de prontuários digitalizados e armazenados na Internet, nas chamadas nuvens. Isso facilita o acesso aos dados de pacientes e acelera também o atendimento e encaminhamento dos casos.



Conquista, Destaques, Notícias, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)