Solla realizará coletiva para rebater falas de Herzem e diz que Unacon foi ‘articulação na gestão Guilherme’

Texto: Assessoria Parlamentar – Rafael Rodrigues

O deputado federal Jorge Solla (PT-BA) participará nesta terça-feira (14) da inauguração da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Samur, em Vitória da Conquista. Na quinta-feira (16) às 9h, o parlamentar petista convoca a imprensa para uma entrevista coletiva (em local a ser definido) em conjunto com a vereadora e ex-secretária da Saúde, Viviane Sampaio (PT), para apresentar documentos e provas de que o prefeito Herzem Gusmão mentiu em entrevista coletiva em que tentou explicar o caos na saúde pública do município. “O prefeito precisa entender que saiu dos microfones e agora ocupa um cargo público de grande responsabilidade, em que goza de fé pública, não pode mais mentir. Neste caso, utilizar-se de informações manipuladas e evidentemente falsas é uma postura deplorável. Vamos apresentar à população de Conquista e novamente ao Ministério Público todos os documentos que desmascaram esta constrangedora ópera-bufa montada pelo prefeito”, afirmou Solla. “O prefeito e seu secretariado precisam aceitar o resultado da eleição: vocês venceram, agora governem. Precisam sim prestar contas do trabalho que estão realizando e explicar porque os serviços deixaram de funcionar”, completou Viviane.
ONCOLOGIA
A habilitação da Unacon do Hospital Samur no SUS começou a ser articulada junto ao Ministério da Saúde em 2014 na parceria entre a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e a prefeitura de Conquista, nas gestões do então secretário Solla e do prefeito Guilherme Menezes, respectivamente.

“É muito importante para a população de Conquista que tenhamos mais uma unidade de oncologia no município, com o que há de melhor. Deixo meus parabéns ao prefeito Guilherme, que teve planejamento e iniciativa para articular a ampliação de um serviço tão importante, num momento em que a rede existente já demonstrava saturação. Guilherme correu e deixou tudo resolvido antes do fim de seu mandato. Agradeço ainda a direção do Hospital Samur, que abriu suas portas para receber um serviço tão importante para o SUS”, destacou Solla.
Em 2014, Prefeitura, Estado, e a direção do Hospital Samur iniciaram os trâmites junto ao Ministério da Saúde para viabilizar a habilitação do serviço e o repasse financeiro extrateto para o município de Conquista no valor de R$ 8 milhões anuais, que custeará integralmente o funcionamento da unidade oncológica. Este processo foi finalizado na Bahia ainda em 2015, quando a Comissão Intergestora Bipartitie (CIB) da Bahia publicou a Resolução Nº 170, que incorporou o Samur à rede de Oncologia do Estado.
Graças à articulação política do prefeito Guilherme e do deputado Jorge Solla, ainda em 2015 a habilitação do serviço estava aprovada na Secretaria de Atenção à Saúde (SAS) do Ministério da Saúde. Como não havia no Orçamento previsão de recursos em 2016 para este serviço, as portarias foram publicadas somente no fim de 2016, com financiamento garantido para o funcionamento já em janeiro de 2017. Em 26 e 28 de dezembro de 2016 o Diário Oficial da União publicou três portarias (Nº 2.499, Nº 2.891 e Nº 3.100) que liberaram os recursos e autorizaram a imediata implantação do serviço.
“Se o município tivesse sido ágil na formalização do contrato, desde janeiro deste ano o serviço já estaria funcionando e atendendo a população. Atrasou, mas felizmente agora está disponível. É uma ampliação de um serviço importante, que salvará vidas”, completou o petista.


Conquista, Destaques, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)