Unimed do Sudoeste participa do Outubro Rosa na Teiú; confira as fotos

Por Jéssica Santana – Ascom Unimed

Na última quinta-feira, 19, a empresa Teiú promoveu um evento dedicado às funcionárias da empresa com foco no Outubro Rosa. As colaboradoras da Unimed do Sudoeste, Leidiane Machado e Jéssica Santana participaram da programação da tarde que teve como objetivo orientar e conscientizar sobre o câncer de mama.

Veja todas as fotos do evento aqui.

A enfermeira Leidiane ministrou uma palestra sobre Os Mitos e Verdades do Câncer de Mama, tirando dúvidas a respeito do tema e orientando as mulheres da empresa sobre a importância da prevenção e do compartilhamento das informações com amigas, vizinhas, familiares, e demais mulheres do convívio. As representantes da Unimed também realizaram sorteio de brindes com as participantes do evento e apresentaram uma entrevista, gravada em vídeo, na qual a médica cooperada da Unimed, Fernanda Trindade (CRM 16808), especialista em ginecologia e obstetrícia, explica um pouco sobre o câncer de mama e dá algumas dicas importantes para a prevenção da doença. Confira abaixo:

Autoexame

O autoexame é fundamental para o conhecimento da mama, por meio dele a mulher pode identificar alguma mudança. Desse modo, ele consiste no primeiro passo/motivo para a paciente procurar um médico. A pessoa tem que aprender a se conhecer e a tocar as suas mamas de forma constante, principalmente, quando tiver em um momento de relaxamento, no banho ou deitada. Caso haja alguma alteração, deve procurar o auxilio médico imediatamente.

Mamografia

Todas as mulheres a partir dos 40 anos devem fazer, anualmente, a mamografia. E, aquelas que têm histórico familiar de câncer de mama ou ovário, pertencentes à família de risco, a partir dos 25 anos. Ou seja, se você tem histórico familiar, principalmente de mulheres descendentes da sua linhagem materna que tiveram/tem câncer de mama, é necessário procurar o mastologista (médico especialista da mama) ou o seu ginecologista, para que seja feito o rastreio e que seja dedicada uma atenção maior devido à carga genética.

O câncer de mama pode acometer homens

Homens, assim como mulheres têm tecidos mamários e, por essa razão, também estão suscetíveis a ter câncer de mama, apesar de raro.

Mulheres que não amamentaram têm mais chances de ter câncer de mama

A amamentação ajuda a diminuir as probabilidades de se ter câncer de mama, pois, quando a criança mama, as células mamárias produzem leite e se multiplicam menos. Dessa forma, a mulher que não teve filhos está mais propensa a enfrentar esse tipo de problema.

O câncer de mama tem cura

O câncer de mama é curável quando detectado no início. Por essa razão é muito importante o trabalho de prevenção, como por exemplo, ir ao médico regularmente, fazer o autoexame e também ter hábitos de vida saudáveis tais como manter o peso adequado, evitando a obesidade, praticar atividade física, evitar bebidas alcoólicas, entre outros.



Conquista, Destaques, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)