Conquista: Audiência pública homenageia os 60 anos do Colégio Paulo VI

Fotos: Secom – PMVC

Os 60 anos de história do Colégio Paulo VI em Vitória da Conquista foram celebrados na noite da última sexta-feira, 27, em uma audiência pública promovida pela Câmara de Vereadores no auditório da instituição de ensino.

“O Paulo VI tem uma marca histórica em Conquista”, observou o prefeito Herzem Gusmão, um dos componentes da mesa. “Uma marca de 60 anos, em Conquista, poucas instituições possuem”, acrescentou.

“Quero parabenizar o Colégio Paulo VI, os alunos, professores, todos os que passaram por aqui. Alunos que estão aí, como profissionais liberais, e outros, batalhando na vida”, disse ainda o gestor.

Segundo o vereador Luís Carlos Dudé, líder do governo na Câmara e responsável por requerer a audiência em homenagem ao Colégio Paulo VI, é preciso destacar a contribuição dessa instituição para a cidade.

“O Paulo VI tem uma importância tamanha para o crescimento e o avanço de Vitória da Conquista. E, em especial, para a zona oeste desta cidade. Por aqui, passaram grandes figuras de Vitória da Conquista e de toda a região Sudoeste”, afirmou o parlamentar.

‘Felicidade, satisfação, saudade’ – Entre essas “grandes figuras”, quase todos os que se pronunciaram, durante a cerimônia, lembraram o frei Serafim do Amparo, um dos primeiros diretores do Colégio Paulo VI e uma das personalidades mais conhecidas da história recente de Vitória da Conquista.

Dudé descreveu-o como “uma figura de muita devoção pela educação”. Não à toa, frei Serafim do Amparo, hoje, dá nome a uma escola municipal, situada na Vila Serrana, extremo oeste da cidade.

O prefeito Herzem Gusmão também se referiu à militância do religioso pela educação. “É impossível falar do Paulo VI sem citar grandes educadores: frei Serafim do Amparo, Murilo Mármore e Sebastião Castro”, disse Gusmão, enumerando, ao lado de Frei Serafim, os nomes de dois ex-professores do Colégio Paulo VI, ambos presentes à audiência pública.

Eles também se expressaram a respeito da memória de frei Serafim. O ex-professor Murilo Mármore, também ex-prefeito e hoje procurador do Município, descreveu a cerimônia como um “momento de grandeza”. Sebastião Castro, ex-deputado estadual e médico ortopedista, afirmou tratar-se de “um momento de muita felicidade e muita satisfação voltar a este colégio, mas também de muita saudade”.

Castro chegou a sugerir que, em homenagem às contribuições de frei Serafim para a zona oeste da cidade, se modifique o nome da Avenida Brumado para “Avenida Frei Serafim do Amparo” – no que obteve ampla aceitação entre os componentes da mesa.

Lembranças também foram destacadas pela vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social, Irma Lemos, ex-aluna do Paulo VI. “Eu trabalhava na feira e estudava no Paulo VI. Graças ao Frei Serafim que me deu essa oportunidade”, relembrou Irma.

‘Transformar a sociedade’ – O atual diretor do Paulo VI, frei Gilson Marinho, afirmou tratar-se de “um ano de alegria, de júbilo”, por conta do aniversário da instituição. “São 60 anos, bodas de diamante. Um colégio que tem uma tradição, uma história, marcou a cidade de Vitória da Conquista. E marcou, sobremaneira, este lado oeste aqui da cidade e as famílias da região”, comentou frei Gilson, que é pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e, desde fevereiro, acumula também a direção do Paulo VI. O diretor anterior, frei Rubival Cabral, retirou-se por ter sido nomeado bispo da Diocese de Grajaú, no Maranhão.

Frei Gilson também citou o frei Serafim, ao relembrar o conteúdo de um de seus escritos: “Ele nos fala que o colégio nasceu com a proposta de oferecer uma educação sólida. E que, com essa educação sólida, pudesse formar cidadãos para transformar a sociedade”, contou o diretor.

A instituição – O Colégio Paulo VI foi fundado em 1956, sob inspiração dos frades capuchinhos, ainda com o nome de Centro de Assistência Social Nossa Senhora das Vitórias. Hoje, a instituição possui cerca de 720 alunos matriculados, oferecendo todo o percurso da Educação Básica, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.



Conquista, Destaques, Educação, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)