Com articulação de Fabrício, Projeto Trilha chega a municípios de três territórios

O Programa de Qualificação Trilha, da Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda da Bahia (Setre) vai levar cursos de qualificação a cinco municípios baianos, atendendo a demanda apresentada pelo deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB). A ação vai beneficiar moradores de Macaúbas (Território Bacia do Paramirim), Morro do Chapéu (Território Chapada Diamantina), Gentio do Ouro (Território Irecê) e Condeúba, Caetanos e Vitória da Conquista (Território Sudoeste).

Os cursos são voltados para jovens, entre 16 e 29 anos de idade, que estejam cursando ou já tenham concluído o ensino médio ou cursos de educação de jovens e adultos (EJA Médio) da rede pública, pertençam à família cadastrada no Programa Bolsa Família e estejam em situação de desemprego involuntário. Os cursos terão duração de seis meses, 400h de aulas. Em cada município, o investimento é de mais de R$ 60 mil para custeio de transporte, lanche, material didático e para aulas práticas, fardamento, instrutores e equipe técnica.

Em Conquista estão sendo ofertados os cursos de Panificação e Confeitaria e de Barista. Nos demais municípios, acontecerão cursos nas áreas de Estética, Comércio e Atendimento. “O Trilha é uma ação muito boa do governo estadual porque contempla quem mais precisa de capacitação, jovens de famílias pobres. Recebemos essa demanda e lutamos pra poder articular, é o primeiro de outros cursos que virão. Educação profissional é um caminho muito bom para jovens carentes, possibilita a eles meios pra se desenvolverem, entrarem de forma mais preparada no mercado de trabalho”, disse o deputado. O Programa Trilha tem o objetivo de qualificar e inserir, em atividades produtivas, jovens de baixa renda, vinculados ao Programa Bolsa Família, em 57 municípios baianos.



Conquista, Destaques, Política, Sudoeste, Vitória da Conquista

Comentário(s)