Zé Raimundo indica criação de Companhia Independente de Policiamento Ambiental em Conquista

Indicação do deputado estadual Zé Raimundo (PT), apresentada hoje (11) à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia, propõe ao governador Ruy Costa que determine à Secretaria de Segurança Pública a criação da Companhia Independente de Policiamento Ambiental de Vitória da Conquista. A proposta visa à proteção da região, onde se encontram as importantes bacias do Rio Pardo, do Rio de Contas e das microbacias do Rio Gavião, do Rio Catolé, do Rio Paramirim e do Rio Brumado e ricos biomas de caatinga e serrado.

Atualmente, existem três Companhias Independentes de Policiamento Ambiental, localizadas, cada uma delas, em Salvador, Lençóis e Porto Seguro. Zé Raimundo quer a implantação de uma unidade também em Vitória da Conquista.  “Dadas às dimensões territoriais e os crescentes problemas e desafios reativos aos assuntos ambientais, a abrangência e os efetivos de policiais dessas companhias são insuficientes para responder às demandas atuais, presentes e agravadas em todas às regiões”, avalia o deputado.

Ele chama atenção para os vastos territórios de Vitória da Conquista, Serra Geral e Sertão Produtivo, circunscrevendo ainda áreas do Vale do Paramirim, onde se pode observar fenômenos como a degradação de nascentes e matas ciliares; ações de carvoarias; irrigação sem outorgas; conflito e contradições nos usos dos recursos hídricos; falta de planos ambientais municipais; ocorrências de queimadas; comercialização de madeiras de origem duvidosa, entre tantas outras práticas ilegais.

Zé Raimundo considera mais que necessária a intervenção do poder público com os diferentes meios e mecanismos de persuasão, educação, controle e fiscalização, que vem sendo realizada, porém defende que é preciso dar a  dimensão do policiamento que está propondo. A Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA), da Polícia Militar da Bahia, criada em 08 de agosto de 1979, tem como objetivo e missão legal exercer com exclusividade o policiamento ostensivo fardado, preventivo e repressivo, visando à preservação da vida no meio ambiente em todo o Estado, de acordo com a indicação do parlamentar.



Conquista, Destaques, Polícia, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)