FIOL terá sede da Valec em Jequié

A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Governo, participou de reunião no último dia 4, com o diretor-presidente da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., Mário Mondolfo. A Valec é uma empresa pública, sob a forma de sociedade por ações, controlada pela União, através do Ministério dos Transportes, e vem tocando a obra de construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), que deverá ligar Figueirópolis, no estado do Tocantis, a Ilhéus, aqui na Bahia.

Durante o encontro, o secretário de Governo, Jorge Galvão, recebeu a confirmação pela presidência da Valec que a sede da empresa, que compreende o trecho Caetité/Ilheus, irá transferir suas atividades para Jequié. A unidade deve movimentar, sozinha, quase R$ 1,5 milhão na economia local e servirá como elo institucional com a região e os municípios que farão conexão com a ferrovia que, pelo projeto, escoará a produção de grãos e minérios transportados pela FIOL. O trecho que passa por Jequié já está com 86% de suas obras concluídas.

“É mais uma conquista para o município. O que nos deixa muito felizes pelas possibilidades que esta mudança pode proporcionar para a cidade. Além de fortalecer a musculatura empreendedora de Jequié, vai também movimentar o comércio local.”, disse o secretário de Governo, Jorge Galvão.

“A transferência da sede da Valec, de Ilhéus para Jequié, nos mostra que o município tem potencial para abarcar grandes empreendimentos, tem a estrutura viária, tem localização para que a operacionalidade da FIOL se mantenha. Temos a certeza de que, a partir daí, muitos outros grandes empreendimentos serão atraídos para a nossa cidade gerando renda, fazendo a região voltar a se movimentar e, claro, gerando mais empregos.”, disse o prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira.



Destaques, Política, Sudoeste

Comentário(s)