Conquista: Torneio esportivo inclui alunos com deficiência física

Não faltou animação e esporte na manhã desta sexta-feira, 29, na Escola Municipal Frei Serafim do Amparo, na Vila Serrana. É que os alunos da instituição, independente do porte ou deficiência física, participaram do torneio interclasse esportivo, que começou na última terça-feira, 26.

Pela primeira vez, estudantes com deficiência física puderam entrar em campo, disputando competições esportivas, como corrida e basquete. Foi o caso de Vinicius Silva, de 17 anos de idade, que estava muito sorridente após jogar basquete. “Eu gosto de participar porque o professor Miquéias me trata bem. Eu agradeço a Deus por ele ser meu professor este ano, pois foi o único que me colocou pra jogar”, disse o aluno, que tem paralisia cerebral.

Mas a inclusão também foi sentida pelas garotas. As colegas Beatriz Santos, 15, e Lorrane Oliveira, 14, elogiaram a iniciativa. “Está ótimo, maravilhoso. Estou gostando porque o nosso professor incentiva muito a gente. A gente está jogando bola”, disse Beatriz, que é goleira do time do 9º ano. Lorrane resumiu: “Uma maravilha, a melhor coisa da minha vida”.

O alunado fez referência ao professor de Educação Física do Ensino Fundamental II, Miquéias Pereira dos Santos, que organizou a atividade. “A gente sabe que nesses eventos alguns alunos acabam ficando de fora e eles se sentem excluídos. O grande objetivo do interclasse foi favorecer a vivência esportiva para todos aqueles que nunca tiveram essa oportunidade, como também para os alunos com necessidades especiais, já que aqui é uma escola referência”, declarou o docente.

Para incluir esses alunos, foram feitas adaptações nas regras das modalidades disputadas, o que não prejudicou o andamento dos jogos e fortaleceu a interação desses adolescente e os seus colegas de equipe.



Conquista, Destaques, Esporte, Vitória da Conquista

Comentário(s)