Conquista: Valéria Vidigal é cidadã baiana e Edigar Larry recebe Título de Cidadão Benemérito e da Justiça Social; confira as fotos

Aconteceu na tarde desta sexta-feira (29), em Vitória da Conquista, sessão especial da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) para entrega do Título de Cidadã Baiana à artista plástica Valéria Vidigal e do Título de Cidadão Benemérito e da Justiça Social João Mangabeira ao professor Edgard Larry. A solenidade na Câmara Municipal de Vitória da Conquista. As homenagens foram articuladas pelo deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB). “São duas grandes personalidades, cada uma em sua área, que vêm contribuindo para o desenvolvimento de nossa região. Valéria com sua significativa contribuição na divulgação da cultura do café e levando o nome de Conquista para vários lugares, até fora do país, com sua arte. O professor Edgard Larry tem uma contribuição fantástica para a ciência, educação e economia de nossa região. Portanto, são homenagens justíssimas que tenho a alegria de poder articular via Assembleia Legislativa”, disse o deputado.

Autoridades políticas, do comando da Polícia Militar, representantes da sociedade civil e comunidade em geral prestigiaram  o evento.

O Título João Mangabeira é o mais antigo e a mais alta honraria da ALBA. Criado em 1993, reconhece brasileiros dedicados às causas nobres, humanas e sociais que melhoram significativamente a vida das pessoas. O professor Edgard Larry é Diretor Geral da Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR) e professor no Curso de Direito da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Possui graduação em Direito, especializações em Direitos Novos – Direitos Emergentes e Direito Processual, mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes e é doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad Del Museo Social Argentino, UMSA, Argentina. O homenageado também é poeta e escritor, foi presidente da Casa da Cultura de Vitória da Conquista, do Conselho Municipal de Cultura, da Educação e da Academia Conquistense de Letras.

O Título de Cidadão Baiano foi estabelecido pela resolução nº 1.271/98. Valéria Vidigal é natural de Viçosa-MG e reside em Vitória da Conquista-BA, desde 1992, onde fundou um atelier de pintura que completou 25 de atividades. Valéria é uma artista que se dedica à temática do café e é também empresária, idealiza e realiza projetos como o Encontro Nacional de Café, que chegou à 11ª edição em 2017. Seus trabalhos já compuseram exposições coletivas e individuais. Em 2014, seus quadros foram expostos no Dubai World Trade Centre (Emirados Árabes), onde foram premiadas com Medalha de Prata. Além disso, seus trabalhos ilustram vários livros, tanto da história do café quanto científicos de congressos e simpósios. Valéria Vidigal tem quadros espalhados por diversos países: Suíça, Itália, Estados Unidos, Angola, México, Venezuela, Japão entre outros.

Confira as fotos da honraria:



Notícias

Comentário(s)