Adolescente com doença rara precisa de tratamento; ele sonha em poder andar de bicicleta

O jovem Luis Felipe Alves tem 18 anos de idade, ele é morador da cidade de Planalto, distante 43 km de Vitória da Conquista. Ainda quanto tinha 1 ano de idade foi diagnosticado com uma doença rara, a “síndrome de Proteus”, uma doença congênita que causa crescimento exagerado e patológico da pele com tumores subcutâneos, desenvolvimento atípico com macrodactilia e hemi-hipertrofia. É uma doença extremamente rara.

Luis Felipe vive com a mãe. Muito humildes, nunca conseguiram um tratamento adequado para a doença, e os caroços e deformações não para de surgir. O adolescente reclama de muitas dores e sonha em poder andar, brincar de bicicleta e poder viver como os outros garotos da idade dele.

A Síndrome de Proteus não tem cura, mas algumas deformações podem ser corrigidas com cirurgias para melhorar a imagem corporal dos pacientes, evitando problemas psicológicos, como isolamento social ou depressão, por exemplo. Não existe um tratamento específico para o tratamento da Síndrome de Proteus, sendo que, normalmente, o médico procura controlar os sintomas da doença através de cirurgias e remédios específicos para cada um.

Todo esse drama foi mostrado nos telejornais da TV Sudoeste nesta semana. A prefeitura de Planalto disse que a família poderia procurar a Secretaria Municipal de Assistência Social para as medidas cabíveis.



Conquista, Destaques, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)