Aeroporto de Conquista: repasse de verbas depende de adequação de projeto pelo Estado

Os repasses de recursos para as obras do novo aeroporto de Vitória da Conquista deixaram de ser feitos pelo Ministério dos Transportes porque o Governo da Bahia não enviou até hoje as correções determinadas pelo Governo Federal. A informação foi dada, em Brasília, ao prefeito Herzem Gusmão pelo secretário de Aviação Civil, Dario Lopes. De acordo com o secretário, a continuidade das obras do aeroporto depende da adequação do projeto por parte do Governo da Bahia e da Agerba, empresa do Estado responsável pelos serviços.

“Foi nos apresentado um projeto no final do mês de julho, correspondente às obras da segunda etapa, que correspondem ao terminal de passageiros e demais edificações complementares, paisagismo e acesso. O ministério solicitou algumas adequações e mudanças para deixá-lo no mesmo padrão dos aeroportos regionais e à altura das necessidades e demandas de Vitória da Conquista”, relatou Lopes.

Em acordo entre a Agerba e a SAC, essas alterações seriam entregues até o final de setembro. O secretário ressaltou que esse procedimento faz parte da execução todos os projetos, não havendo qualquer problema de natureza técnica ou política.

Em nome do Governo Federal, Lopes afirmou que o ministério está empenhado em garantir para Vitória da Conquista um aeroporto que atenda às demandas da cidade e da região. E o secretário quer que a obra seja concluída em breve: “Nosso compromisso é fazer com que o aeroporto esteja concluído em meados de 2018”, destacou.

“Há uma questão técnica, um ajuste técnico, para que o Governo Federal continue mandando os recursos para que a nossa cidade seja contemplada com o tão esperado e sonhado aeroporto. E há uma demora do Estado em atender às solicitações do Ministério dos Transportes. Mas a oposição prefere dizer que há retaliação e atacam o governo de Conquista e o prefeito de Salvador, ACM Neto. Não há retaliação nenhuma! Quem fala isso deveria era cobrar do Estado um trabalho que precisa ser entregue em Brasília”, disse o prefeito Herzem Gusmão.

Acesso ao aeroporto – A construção das vias de acesso ao novo aeroporto e a duplicação da rodovia BR-116, que atualmente é administrada pela concessionária Via Bahia, também foram pautas no Ministério dos Transportes durante a visita do prefeito Herzem Gusmão a Brasília.

O superintendente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Luiz Fernando Castilho, afirmou que a Via Bahia alega dificuldades para captar financiamento no BNDES. No entanto, Castilho declarou que o Governo Federal vem cobrando da concessionária e dialogando junto ao banco para que a aprovação do financiamento saia o quanto antes e as obras comecem. Uma nota técnica também será emitida para buscar recursos no BNDES para serem investidos na rodovia.

Para o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, Fernando Fortes, os esforços da Prefeitura de Vitória da Conquista são reconhecidos dentro do Ministério. “A equipe da Prefeitura e o prefeito têm sido muito atuantes, têm vindo solicitar providências no Ministério e, dentro das possibilidades, estamos atendendo. Já nos comprometemos em garantir os recursos para a continuidade das obras”, afirmou.

Na próxima semana, o prefeito Herzem Gusmão volta a se reunir com a ANTT para discutir, novamente, a demanda.



Conquista, Destaques, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)