Conquista: Prefeitura garante direitos de alunos surdos à educação e cidadania

Sorridente e curiosa, Raquely Aguiar é uma das alunas da Rede Municipal de Ensino. Aos 9 anos e cursando o 4º ano do Ensino Fundamental, a menina, que sonha em ser bailarina estuda no Centro Educacional Prof. Paulo Freire (Caic) e faz parte do grupo de estudantes surdos e com deficiência auditiva matriculados nas escolas públicas municipais.

Para que ela e os outros três colegas surdos que estudam na instituição tenham assegurados o pleno desenvolvimento das suas capacidades linguísticas, emocionais e sociais, a Secretaria de Educação disponibiliza tradutores intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) nas salas de aula. Além disso, a escola é um polo de atendimento a todos os 17 alunos surdos e 35 com deficiência auditiva matriculados na Rede.

“O atendimento é feito no turno oposto ao das aulas na sala regular, momento em que ensinamos a LIBRAS e auxiliamos os alunos na compreensão do conteúdo transmitido em sala e no português escrito, que é a segunda língua dos surdos”, explicou a professora de LIBRAS, Milânia Santos.

Para que a família e os colegas possam estabelecer maior contato com os surdos, os pais e demais estudantes também recebem orientações quanto ao uso da LIBRAS. “Também realizamos miniaulas em outras escolas da Rede Municipal onde têm alunos surdos matriculados, trata-se do projeto ‘Ser surdo’, que este ano está em sua 6ª edição”, lembrou Milânia.

“É gratificante fazer parte da realidade desses alunos e perceber o quanto eles estão evoluindo, inclusive no aprendizado em sala de aula”, declarou a intérprete de LIBRAS do Caic, Ediene Porto. Além de auxiliar a pequena Raquely na compreensão das aulas, Ediane também é tradutora intérprete da aluna Sabrina e guia intérprete do Luís Gustavo, aluno surdocego. “Um momento muito bonito foi quando ele usou a Língua Brasileira de Sinais para falar a palavra mãe pela primeira vez”, registrou emocionada.

A mãe de Luís Gustavo, Vanderly Silva, também vibra com as conquistas do filho que está na escola desde o início do ano. “Ele está mais calmo e já faz alguns sinais, como o de banheiro, por exemplo. Estou muito feliz com o aprendizado e apoio que estamos tendo no Caic”, completou.

Compromisso – Garantir a plena cidadania das pessoas com deficiência é um dos propósitos estabelecidos pela Administração Municipal, especialmente a partir da educação. “Reafirmamos o nosso compromisso com a educação, principalmente em atender as necessidades e peculiaridades de cada um dos nossos alunos. Garantindo, assim, acessibilidade e cidadania para todos”, afirmou o prefeito Herzem Gusmão.

“Sabemos da importância dessa ação na vida dos nossos alunos e, em virtude disso, estamos trabalhando continuamente com o intuito de assegurar o pleno desenvolvimento das suas capacidades linguísticas, emocionais e sociais”, completou o secretário municipal de Educação, Marcelo Melo.

Outro espaço que que mantém uma estrutura para atendimento específico aos alunos surdos fica na Escola Municipal Zulema Cotrim. No turno oposto ao das aulas, a escola oferece complementação e suplementação pedagógica nessa linguem LIBRAS aos alunos surdos ou com dificuldades auditivas.



Conquista, Destaques, Educação, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)