Conquista: Barragens que abastecem a cidade seguem com 100% da capacidade

A Barragem de Água Fria II, principal pelo abastecimento de Vitória da Conquista, entra a primavera operando com o nível máximo da capacidade, 100%, ou seja, 6,5 bilhões de litros de água. A informação é da Empresa Baiana de Águas e Saneamento – Embasa.

Essa é a mesma situação da Barragem de Água Fria I, que está com 100% do total da capacidade, o que corresponde a 175 mil metros cúbicos de água. No caso desta, é utilizada somente em casos emergenciais.

Vale ressaltar que em recente entrevista concedida ao Blog do Rodrigo Ferraz, o Governador do Estado, Rui Costa, revelou que a nova barragem que vai ser construída, Barragem do Catolé, de ficar pronta prazo máximo de 3 anos. A construção dessa barragem deve resolver definitivamente a questão do desabastecimento de água em Vitória da Conquista e Belo Campo.

A barragem do Catolé poderá acumular até 24 milhões de metros cúbicos de água, ou seja, um volume quatro vezes maior que a capacidade do sistema atual. A obra, que é uma das mais importantes para o município de Vitória da Conquista, tem recursos previstos pelo Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, no valor total de R$ 204 milhões, sendo quase R$ 46 milhões de contrapartida do Governo do Estado, e foi incluída pela ex-presidente Dilma Rousseff no Plano de Gestão de Riscos e Respostas a Desastres Naturais.



Conquista, Destaques, Vitória da Conquista

Comentário(s)