Conquista: Prefeitura modifica local para cadastramento do Cartão SUS

A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que, a partir da próxima segunda-feira, 25, o serviço de cadastramento do Cartão SUS voltará a funcionar no seu antigo endereço na Avenida Bartolomeu de Gusmão, nº 764, no mesmo prédio da Farmácia da Família.

A medida tem o intuito de agilizar o processo de atualização e emissão do cartão para melhor atender aos usuários. Para fazer o cadastro ou atualizar o Cartão SUS, os usuários devem se dirigir ao local portando Carteira de Identidade (RG), CPF e comprovante de residência no nome da pessoa (que pode ser uma declaração do posto de saúde ou contrato de locação de imóvel com no mínimo 3 meses). Quem desejar apresentar outros dados ou documentos como e-mail, certificado do serviço militar ou passaporte já recebe o número definitivo do cartão.

Novas exigências – Desde o começo do mês de agosto, o atendimento pelo Cartão SUS passou por algumas modificações devido a mudanças do Sistema de Informação do Câncer (SISCAN), que passou a exigir o Cartão atualizado para procedimentos como: preventivos ginecológicos, punção de mama e mamografia. Além disso, a implantação do prontuário eletrônico também exige que os usuários atualizem os cartões para que sejam incluídos. Com isso, houve um aumento na procura pelo serviço, gerando filas no local de atendimento.

Vale ressaltar que os pacientes de alta complexidade (oncológicos, nefropatas e cardíacos) têm o cadastro atualizado no momento do agendamento de procedimentos, na Central de Marcação, não necessitando que os mesmos se desloquem até o local de cadastro. Outro detalhe importante: não há um prazo final para realizar a atualização, que será feita de forma permanente.



Conquista, Destaques, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)