Renato Rabelo em Conquista: ex-presidente nacional do PCdoB participa de debate sobre atual cenário brasileiro

A grave crise política que o país vive é o ponto de partida do debate com Renato Rabelo que aconteceu na próxima sexta (15), na Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista. O presidente da Fundação Maurício Grabois e ex-presidente nacional do PCdoB foi o convidado de honra do Debate “Frente Ampla: novos rumos para o Brasil”.Referência para o pensamento da esquerda brasileira, Rabelo fez uma análise da atual crise que atinge a raiz da democracia nacional, analisando como os problemas econômicos são parte de um processo mais amplo de um colapso social e moral no país. O evento foi organizado pelo PCdoB de Vitória da Conquista e movimentos sociais e tem o apoio do mandato do deputado estadual, Fabrício Falcão (PCdoB).

Lideranças de toda a região participaram do evento, a exemplo dos deputados federais Davidson Magalhães e Alice Portugal, além do próprio deputado estadual conquistense Jean Fabrício Falcão.

Um militante pelo Brasil – Renato Rabelo é baiano de Ubaíra e ingressou no Partido Comunista do Brasil (PCdoB) em 1972. Sua militância teve início no movimento estudantil, quando entrou pra Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia. Nessa fase chegou a ser eleito vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE). Participou ativamente da luta contra à ditadura militar e foi obrigado a partir para o exílio. Em 1979, com a Anistia, retorna ao país, e, desde então, participa ativamente dos processos de retomada e fortalecimento da democracia. Em 2011, por indicação de João Amazonas, líder histórico dos comunistas, Rabelofoi eleito presidente da legenda. Liderou o partido até 2015, sendo substituído pela deputada federal Luciana Santos (PE). Para o líder comunista, o grande desafio da instituição na atualidade é o desenvolvimento de uma teoria revolucionária, “procurando construir uma alternativa consequente e viável para o tempo em que nós vivemos”.



Conquista, Destaques, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)