Conquista: Revitalização da Praça Tancredo Neves segue a todo vapor

Foto: Secom – PMVC

Posicionado com seu carrinho de pipocas numa das margens da Praça Tancredo Neves, subindo pela rua Zeferino Correia, o vendedor Agnaldo Ferreira dos Santos, 60 anos, observa diariamente a movimentação naquele que é seu ambiente de trabalho há três décadas. “No estado da Bahia, não tem uma praça bonita igual à nossa”, comenta.

Como trabalha ali de segunda-feira a domingo, Agnaldo se orgulha de estar sempre bem-informado sobre o que acontece na praça. Ele é testemunha, por exemplo, de que, desde o final de agosto, o espaço passa por uma série de intervenções, a cargo da Prefeitura de Vitória da Conquista. Trata-se de um processo de revitalização, no qual se envolvem vários setores da Administração Municipal.

A primeira etapa foi a substituição da antiga rede elétrica subterrânea – que era a mesma desde a inauguração do espaço, em 1985, antes mesmo de Agnaldo começar a trabalhar ali – por uma nova. “Foi implantada uma rede mais potente. Nós usamos todo um processo mais moderno para que, nas festividades de fim de ano, nós não tenhamos problemas de blecautes na praça”, explica a secretária municipal de Meio Ambiente, Luzia Vieira.

Além da substituição da rede elétrica, foram instalados seis refletores e quatro torres altas, a fim de reforçar a iluminação do local. Segundo a secretária, esse primeiro processo está em fase de conclusão.

Agora, começa a segunda etapa, que consiste na limpeza dos lagos, das cascatas e dos dois tanques subterrâneos que ficam sob os canteiros da Praça Tancredo Neves. Esse trabalho foi iniciado nesta quarta-feira, 13. Logo pela manhã, uma equipe de aproximadamente 25 servidores, munidos de vassouras e escovas, varria o piso e escovava minuciosamente cada uma das pedras que ornamentam os espelhos d’água da parte superior da praça – a que fica mais próxima da Catedral Nossa Senhora das Vitórias.

‘Limpeza rigorosa’ – Segundo Luzia, esse tipo de limpeza não era feito há dois anos. “É uma limpeza mais rigorosa, mais bem feita. Nós escovamos todas as pedras, tiramos todas as pedras de dentro das cascatas. Esse tipo de procedimento tem que ser feito mesmo, para garantir a sobrevivência dos peixes. Nesse momento, estávamos avaliando e os lagos estão com quase um metro de lodo”, diz a secretária.

A revitalização envolve ainda um serviço geral de paisagismo, incluindo adubação do solo, replantio, plantio de novas espécies e a poda de condução das copas das árvores já existentes. Esse procedimento consiste em aproveitar o início do inverno, quando as plantas entram num processo de “repouso vegetativo”, para podá-las. Dessa forma, quando chegar a primavera, elas retornarão a seu metabolismo normal já com outro aspecto.

“Alguns canteiros estão muito danificados, sem adubação. As espécies estão sofridas, e nós vamos fazer um serviço de paisagismo para que a praça fique bela para o Natal”, adianta Luzia.

‘Orgulho’ – Agnaldo, o vendedor de pipocas, também já antevê os resultados do processo de revitalização, com vistas ao período natalino. Afinal, essa é uma das épocas em que, por conta do aumento no fluxo de visitas à Praça Tancredo Neves, ele vê um reforço também em suas vendas.

“Nós estamos felizes porque as pessoas vão chegar de fora e vão falar assim: Conquista tem uma praça”, aponta o comerciante. “E não só as pessoas que vêm de fora. Outros, todos os que vêm aqui, só têm falado bem da nossa cidade. Isso, para nós, é um orgulho, porque a nossa cidade é a joia do Sertão baiano”.



Conquista, Destaques, Vitória da Conquista

Comentário(s)