Legislativo baiano marcará Fligê com livro de Afrânio Peixoto

Bugrinha, um dos romances da trilogia da série sertaneja de Afrânio Peixoto (1876/1947), foi reeditado e acaba de sair da gráfica para ser lançado na segunda Fligê- Feira Literária de Mucugê, a ser realizada de 10 a 13 próximos, no histórico município da Chapada Diamantina. A nova edição do romance do consagrado autor baiano, nascido em Lençóis e homenageado da primeira Fligê, é uma iniciativa da Assembleia Legislativa da Bahia, que estará novamente presente no evento com stand de livros produzidos pela sua Editora.

Bugrinha será lançada no sábado, 12, na oportunidade da presença do presidente da ALBA, Ângelo Coronel, em atenção ao convite da curadora da Fligê, professora Ester Figueiredo, e o deputado estadual Zé Raimundo, proponente e articulador da participação do legislativo na feira literária desde a sua primeira edição, em 2016.  Além da participação do Legislativo baiano, a Fligê, de iniciativa do coletivo Lavra, em parceria com a Prefeitura Municipal da e o Instituto Incluso, conta com o apoio do deputado federal Waldenor Pereira, através emenda parlamentar.

Na primeira edição da feira, o stand da ALBA atraiu a visitação de grande público de fora e da cidade. Neste ano não deve deixar por menos: além de Bugrinha, outra publicação que levará sobre a região é “O chefe Horácio de Matos”, de Américo Chagas, que trata do poderoso chefe político do sertão. O stand do legislativo estará expondo também o seu catálogo de obras de outros autores baianos consagrados e novos, além de biografias de personalidades  e trabalhos de artistas da Bahia.

Cada edição da Fligê tematiza um homenageado, tendo sido Afrânio Peixoto o primeiro escolhido. Neste ano, as homenagens vão para Euclides da Cunha e a temática Canudos. O evento mobiliza a população local e regional e acontece em toda a cidade, ocupando seus diversos espaços físicos, com acesso gratuito para o público. Da programação, a curadora  Ester Figueiredo destaca  realização de conferências, lançamentos de livros e encontro com autores convidados dos mais variados horizontes literários, exibição de filmes, teatro  e música. Nesta segundo edição vem ainda com a novidade da Fligezinha, voltada para o público infantil, que na feira passada teve participação efetiva e entusiasmada.



Conquista, Cultura, Destaques, Vitória da Conquista

Comentário(s)