Sudoeste baiano: Lideranças buscam em Salvador melhorias para Malhada de Pedras

Acompanhados do deputado estadual Zé Raimundo, o vereador Evanio, de Malhada de Pedras, e os dirigentes Márcio, da Associação de Agricultores Familiares de Campesinos da Bahia (ASFAB), Dilton, da ASAMIL – Associação do Semi-Árido da Microrregião de Livramento, percorreram órgãos estaduais para defender a ampliação do abastecimento de água de consumo e de produção e outras iniciativas de apoio à agricultura familiar no município e região.

No giro em Salvador, na segunda e terça (dias 17 e 18), o grupo foi recebido pelo chefe de gabinete da SDR (Secretaria de Desenvolvimento Rural), Jeandro Laytynher Ribeiro, quando reivindicou a ampliação das ações de apoio à agricultura familiar, com ampliação das ações e tecnologias de produção. Apresentou, inclusive, o pleito de implantação de cisternas de água de produção para Malhada de Pedras e o Sertão Produtivo.

O deputado Zé Raimundo reforçou a solicitação para o setor, que tem sido priorizado pelo  governador Rui Costa. Destacou que tem dado atenção especial à agricultura familiar na sua atuação em parceria com o deputado federal Waldenor Pereira, que através de emenda parlamentar tem destinado tratores, tubos para extensão de rede de abastecimento de água e caixas d’água, além de assegurar a perfuração de poços artesianos.

Com o secretário estadual de Meio Ambiente (Sema), Geraldo Reis, o deputado e o grupo do vereador Evanio solicitaram a ampliação do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir). O cadastro vai possibilitar para os agricultores o acesso aos mecanismos de fomento à produção, já que a partir de dezembro de 2017 a legislação condicionará a inscrição no CAR para a concessão de crédito agrícola pelas instituições financeiras, inclusive benefícios ambientais. Outro pleito levado à Sema foi a regularização de poços artesianos na localidade.

Zé Raimundo e o vereador Evanio foram recebidos ainda pelo chefe de gabinete da Secretaria de Justiça e Desenvolvimento Social (SJDHDS), César Lisboa, quando  defenderam a ampliação das ações  do governo  para o abastecimento de água com a implantação de cisternas de consumo na região de Malhada de Pedras.



Destaques, Política, Sudoeste

Comentário(s)