Conquista: Estudantes de Ciências Contábeis da Uesb realizam o projeto Cidadão Fiscal

Mesmo no período de recesso que antecede o início do semestre de 2017.1, os alunos de Ciências Contábeis da UESB que participam do Projeto Cidadão Fiscal não ficaram parados. Com uma programação ampla e diversa, o Professor Alex Campanha (Coordenador do Proejto) convidou Professores e profissionais contábeis da área pública e privada para ministrar palestras e debates durante esta semana sobre a aplicação dinheiro público.

Na terça-feira (11/07), o Prof. Mario Viana ministrou uma palestra sobre a Contabilidade como Instrumento de Controle Governamental e suas mudanças.

Já na quarta-feira (12/07), Diego Duarte, ex-aluno de Ciências Contábeis da UESB passou um pouco da sua experiência em trabalhar na área contábil do município de Vitória da Conquista, enfatizando todos os processos para recebimento e pagamento das contas públicas, bem como a forma com que as receitas e despesas do governo podem ser acompanhadas pelo cidadão.

As atividades não pararam por aí. Na última quinta-feira (13/07) um grupo de estudantes da FAINOR explanou sobre a repartição das receitas tributárias. Já ontem, sexta-feira (14/07), Givonaldo Felício, Servidor do TCM-BA (Tribunal de Contas dos Municípios) deu uma pequena amostra de como funciona a prestação e aprovação das contas municipais.

Para Gustavo Lemos, aluno do 9º semestre, o projeto está sendo excelente, pois além dos conhecimentos teóricos, tem oferecido aulas que evidenciam realmente o funcionamento e contexto das Prefeituras, especialmente a de Vitória da Conquista.

Thiago Gomes, aluno do 7º semestre, destacou que a semana está sendo muito produtiva, com palestras e aulas ministradas com muita clareza e lembrou também a experiência transmitida por Edinael Pardim, ainda no mês passado, que explicou detalhadamente sobre os trâmites contábeis e financeiros da Prefeitura de Vitória da Conquista.

O Projeto Cidadão Fiscal é uma extensão do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia que tem como objetivo promover a formação de cidadãos com as mínimas competências necessárias para participar, acompanhar e fiscalizar as ações de seus governantes quanto ao planejamento e uso dos recursos públicos arrecadados.

Nesta primeira fase, 13 alunos de diferentes turmas estão sendo instruídos nos mais variados aspectos da Contabilidade Governamental, Orçamento Público e Legislação Tributária. A segunda fase do projeto será voltada para o treinamento e capacitação do público externo (cidadãos).



Conquista, Destaques, Educação, Vitória da Conquista

Comentário(s)