Conquista: Prefeitura intensifica ações de proteção à população de rua neste inverno

Foto: Secom – PMVC

Preocupada com as baixas temperaturas do inverno em Vitória da Conquista, principalmente durante a noite, quando os termômetros tem registrado entre 10o e 17o , a Secretaria de Desenvolvimento Social ampliou o horário de atendimento da equipe de Abordagem Social. O trabalho noturno que antes era encerrado às 19h, agora segue até às 21h para alcançar um maior número de pessoas. Nos primeiros cinco dias de ampliação, já foram feitas 25 abordagens, com três encaminhamentos para Casa do Andarilho.

Todos os dias, de segunda a sexta-feira, entre 19h e 21h a equipe de abordagem realiza uma ronda nas ruas de Vitória da Conquista, atendendo a denúncias da população e visitando pontos já conhecidos como abrigo de moradores de rua. Nessa quarta-feira, 12 de julho, mesmo com neblina, a equipe esteve nas ruas conversando com esta população e oferecendo proteção especial.

Durante a abordagem, a equipe, geralmente composta por dois educadores sociais, busca o diálogo com os moradores, oferecendo-lhes o atendimento as suas necessidades mais imediatas, como o encaminhamento para um abrigo de alguma entidade cadastrada na Secretaria.

Sempre cuidadosos na abordagem, os educadores conversam com os moradores de rua, estabelecendo vínculos e adquirindo a confiança para que possam realizar intervenções junto àqueles que manifestem o desejo de sair daquela situação.

“Nós acreditamos que ninguém está na rua por opção, a maioria perdeu o vínculo familiar por uso de substâncias psicoativas como álcool e crack, violência doméstica e/ou sexual e também tem aqueles que estão de passagem pela cidade”, esclarece Ian Carvalho Lima, educador social da equipe de Abordagem Social.

Além da visita da equipe da Prefeitura, a população de rua recebe atenção de várias entidades não governamentais, religiosas e filantrópicas que doam alimento e cobertores para diminuir o sofrimento destas pessoas. “O Governo Municipal conta com a colaboração de diversas entidades que assistem essas pessoas em situação de rua e nós pedimos sempre a estas equipes que fazem este trabalho para que sejam parceiros, que liguem para Secretaria de Desenvolvimento Social quando identificarem algum indivíduo na rua que manifeste a vontade de sair daquela situação para que nós possamos auxiliá-los a restabelecerem seus vínculos familiares e comunitários”, ressaltou Vanessa Severiano, coordenadora Proteção Especial.



Conquista, Destaques, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)