Bahia: Deputado Marcell Moraes denuncia prefeito de Quixabeira por crime ambiental

Uma publicação feita nas redes sociais envolvendo o prefeito de Quixabeira/BA, Reginaldo Sampaio Silva (PMDB), gerou polêmica e indignação. Em foto postada no Facebook ele aparece rodeado de pessoas e a seguinte legenda: “Neste momento no sitio com amigos para comer um delicioso Tatu e um Jacaré já na panela prontinho para saborearmos”. A imagem também registra os animais prontos para serem consumidos.

O que para o prefeito não passou de um momento de lazer e descontração, foi visto pelo deputado estadual e protetor dos animais, Marcell Moraes (PV), como um crime repugnante. “É vergonhoso uma autoridade dar um exemplo desse, incentivando outras pessoas a aderirem a essa culinária. Além de ser uma crueldade com os animais, trata-se de um gravíssimo crime ambiental e vou levar ao conhecimentos das autoridades. Publicar em redes sociais fotos de animais silvestres com legendas fazendo apologia ao consumo e livre manifestação dessa cultura é um absurdo. Ele tem que responder por esse ato abominável”, disparou Marcell.

De a acordo com a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98) o comércio de animais silvestres e seus subprodutos, caso não sejam provenientes de criadouros licenciados por autoridade competente são terminantemente proibidos. Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécies da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória sem a devida permissão, licença ou permissão da autoridade competente é considerado crime ambiental. A pena pode variar de seis meses a um ano de detenção e multa.



Bahia, Política

Comentário(s)