CICLOCAATINGA: Aventuras e superação de Vitória da Conquista a Caculé

Antônio Carlos e seu filho Augusto Rafael na primeira edição

200 Km e 2700 metros de altimetria! Este é o desafio dos 75 ciclistas que nesta quinta-feira, 16, participam da 10ª edição da Ciclocaatinga.

A Ciclocaatinga é um evento tradicional do calendário de Moutain Bike do Nordeste e reúne atletas de diferentes cidades da região Sudoeste e de outros estados do país. A sua primeira edição aconteceu no ano de 2007, quando o empresário e atleta Antonio Carlos Rodrigues e seu filho Augusto Rafael, com 11 anos na época, idealizaram e percorreram em estrada de chão e trilhas o caminho que liga as cidades de Vitória da Conquista e Caculé na Bahia.

Percurso Ciclocaatinga 2017

Lembra ainda que esta aventura foi motivada pelo seu espírito aventureiro, vontade de superar desafios, pela sua paixão pela bike e como forma de transmitir estes princípios para o seu filho. “Ao lado dele tive a oportunidade de vivenciar momentos incríveis que contribuíram para a nossa evolução e também de vivenciar a integração do esporte com a natureza, algo vital para todos nós”, destaca. Desta experiência surgiu a ideia de convidar mais amigos. E, assim, a cada ano o grupo foi aumentando e, neste ano, ao completar uma década o desafio conta 75 atletas habilitados para participar do evento.

O evento tem apoio daTEIÚ

Bom, mas não pense que é simples fazer parte deste grupo. Para se tornar um ciclocaatingueiro, como são denominados os participantes, é necessário atender a alguns critérios. O primeiro deles é comungar com a filosofia do grupo que é pautada nos valores amizade, evolução, responsabilidade socioambiental e cicloturismo. Depois ser convidado por um dos membros do grupo e cumprir uma série de metas e treinamentos ao longo dos 6 meses que antecedem o evento; somente assim estará habilitado para enfrentar o desafio. Para os veteranos também é necessário atingir as metas de treinamento estabelecidas. Segundo Antonio Carlos, todos estes critérios são importantes para manter a filosofia do grupo e também para que possam evoluir juntos. “Na prática de qualquer esporte é fundamental estar ao lado de pessoas que tenham o mesmo espirito de união em torno dos mesmos objetivos para que juntas possam vencer os desafios. Além disto, para enfrentar as dificuldades do percurso é necessário ter uma avaliação médica e se preparar com treinos específicos”, conclui.

Ciclocaatingueiros em parada de descanso na edição 2016

Além de promover amizade e o incentivo à prática esportiva integrada com a natureza, a Ciclocaatinga a cada ano abraça uma causa social. Todos os participantes contribuem com a doação de um valor em dinheiro para uma instituição beneficente da cidade de Caculé que é escolhida pela organização do evento. Para o também ciclocaatingueiro Calazans Azevedo, da cidade de Caculé, esta ação beneficente proporciona um benefício adicional para as instituições, além de ser um momento muito gratificante, pois é feita de bom coração. “Ficamos orgulhosos por contribuir com projetos de grande relevância para a sociedade”, acrescenta.

Com 64 anos de idade o senhor Valdevino Alves, da cidade de Brumado, chega à sua quinta participação. Dono de um sorriso fácil e vontade de menino; se dedica fortemente aos treinamentos para vencer este desafio. “A Ciclocaatinga para min é uma família! Me sinto feliz de estar ao lado de todos e praticando atividade física que me faz muito bem”, destaca. Um dos ciclocaatingueiros iniciantes deste ano, o conquistense Antônio Marcos de Aguiar, desde quando começou a praticar o mountain bike vislumbrou a possibilidade de se tornar membro do grupo. “Os valores que o evento defende me motivaram a querer fazer parte. Hoje estou bem perto de realizar este sonho”, registra. Para a ciclista Rose Boneli, que também faz a sua primeira participação,  será uma experiência fantástica, tanto pelos amigos que tem no grupo quanto pela longa distância que percorrerá até o município de Caculé.

A Ciclocaatinga tem início às 4h da madrugada desta sexta-feira, 16, com largada da Praça José Marinho de Andrade na cidade de Vitória da Conquista. A previsão de chegada em Caculé é no sábado, 17, as 12 horas no Clube de Campo.

O evento tem o apoio da TEIÚ.



Conquista, Destaques, Esporte, Sudoeste, Vitória da Conquista

Comentário(s)