Conquista: Prefeitura vai instalar posto no centro da cidade para cadastramento biométrico de eleitores

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) e a Prefeitura de Vitória da Conquista assinaram na manhã desta terça-feira (30/5) termo de parceria e cooperação técnica para possibilitar o recadastramento biométrico dos eleitores do município. Segundo o presidente do TRE-BA, desembargador José Edivaldo Rocha Rontondano, o objetivo é biometrizar os 189.674 restantes até 19 de dezembro deste ano.

“A biometria é uma realidade na Bahia, inovação que representa mais transparência e segurança às eleições. O TRE fará de tudo para biometrizar o eleitorado que comparecer dentro do prazo estipulado pelo Tribunal Superior Eleitoral. Para tanto, contamos com a colaboração dos poderes executivo, legislativo, além do judiciário”.

Com a parceria, caberá à prefeitura mobilização de unidades bem como cessão de pessoal, mobiliário e espaço para a instalação de um posto avançado de atendimento à população. O local sugerido pela gestão municipal é uma agência bancária do Banco do Brasil desativada, localizada no centro da cidade, na Avenida Régis Pacheco.

“Constatamos o entusiasmo e o compromeitmento do presidente do TRE para biometrizar todo o eleitorado. Além do apoio irrestrito de nossos juízes eleitorais, a prefeitura de Vitória da Conquista também cumprirá com seu papel”, declarou o prefeito do município Herzem Gusmão.

Para o juiz da 39ª Zona Eleitoral de Vitória da Conquista, Wander Cleuber Lopes, o apoio do município irá melhorar o atendimento ao público. “A biometria é um avanço da Justiça Eleitoral e nós, juízes eleitorais e servidores, também não mediremos esforços para que todo o eleitorado seja recadastrado no prazo estabelecido”.

A orientação da Justiça Eleitoral é a de que os eleitores compareçam, o quanto antes, aos cartórios e postos para realizar o procedimento. Atualmente, dos 228.291 eleitores de Vitória da Conquista, apenas 38.617 (16,91%) estão biometrizados.

Consulte locais de atendimento em Vitória da Conquista

Além do presidente do TRE-BA e do prefeito de Vitória da Conquista, a cerimônia contou com a participação do presidente da Câmara Municipal, Hermínio Oliveira; da diretora da EJE-BA, juíza Patrícia Cerqueira Kertzman Sporer; dos juízes eleitorais, Wander Cleuber Oliveira Lopes (39ª ZE), Clarindo Lacerda Brito (40ª ZE) e Juvino Henrique Souza Brito (41ªZE); dos chefes de cartórios, além de vereadores, secretários municipais, servidores e demais autoridades.

Eleitor do Futuro em Conquista

Na ocasião, foi assinado também um termo de parceria entre a Secretaria de Educação Municipal da cidade e a Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE-BA) para ampliação do ‘Projeto Eleitor do Futuro’ pelo interior do estado. A ideia de levar o projeto aos colégios dos municípios baianos segue determinação da diretora da EJE-BA, juíza Patrícia Cerqueira. 



Conquista, Destaques, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)