Opinião: Vitória dos artesãos e artistas de rua de Vitória da Conquista

Por Alexandre Xandó

Após uma reclamação da CDL e recomendação do Ministério Público, a Prefeitura Municipal notificou os “hippies” a “desocuparem a Praça 9 de Novembro”. Como Gandhi, eles utilizaram da desobediência civil para resistir à ordem injusta! Entre greves de fome, atos, e principalmente a busca do apoio popular, os malucos de estrada (ou malucos de BR) conseguiram se fortalecer e forçaram o Poder Público a se manifestar e sentar na mesa pra negociar.

Após uma reunião de mais de 2 horas, conseguimos consensuar no sentido de criar um zoneamento onde essas pessoas possam expor e viver da sua arte – dentre estes pontos, a Praça 9 de Novembro. Também será apontada uma quantidade de artistas e artesãos por local. Foi criada uma comissão (com representantes dos diversos segmentos) que fará um relatório que servirá de embasamento para uma normativa futura. Até encaminharmos o relatório, os efeitos da notificação estão suspensos, e a turma permanece na 9 de Novembro! – prazo de 30 dias.

Me sinto honrado de ter advogado e atuado neste caso tão complexo, junto aos companheiros do coletivo de advogados populares da Casa 2 de Julho.

Parabenizo ao poder público, CDL, MP e vereadores presentes pelo modo como conduziram a reunião hoje, e espero que daqui pra frente possamos buscar mais a mediação e negociação em detrimento dos atos impositivos.
Parabéns à Malucada, que demonstrou mais uma vez que SÓ A LUTA MUDA A VIDA!!!



Artigos, Conquista, Destaques, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)