Sudoeste baiano: Prefeitos e deputados vão a Rui defender melhorias

O governador Rui Costa recebeu ontem (8), em seu gabinete, sete prefeitos levados pelos deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual). Atendidos individualmente, mas todos acompanhados pelos parlamentares, cada prefeito teve a oportunidade de apresentar prioridades para beneficiar seus municípios, como também o governador aproveitou para questionar um por um sobre o funcionamento dos sistemas de educação, saúde e recursos hídricos em suas localidades.

O primeiro a se reunir com Rui Costa foi o prefeito de Presidente Jânio Quadros, Léo Gambá. “A nossa prioridade é o abastecimento de água”, disse, ao reivindicar a extensão de rede da barragem de Anagé para captação de água de Caraíbas para Maetinga, uma vez que já existe rede de Maetinga a Jânio Quadros. Ele pediu também a destinação de massa asfáltica para asfaltar ruas da sede e de povoados.

Gil Rocha, de Guajeru, saiu animado do encontro com o governador: “Ele se mostrou receptivo ao nosso projeto e logo encaminhou a nossa demanda para a Conder( Companha de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia) . Estamos otimistas”, contou ele, que solicitou a construção de uma praça na Lagoa da Igreja.

Herbert Gonçalves de Oliveira (Rebinha), de Ribeirão do Largo, quer a recuperação da estrada que liga Itambé ao Tomba (24km) e a pavimentação da BA que liga a sede de Ribeirão do Largo até o distrito de Nova Brasília, via Cova de Pedro (22km), local considerado sagrado, onde tradicionalmente acontecem romarias. “Estradas trazem desenvolvimento e crescimento”, defendeu.

O prefeito Edcarlos Lima Oliveira solicitou para Maetinga ações de combate à seca, como a extensão da adutora de Anagé até o seu município, reforçando também o pleito do vizinho Jânio Quadros, e ainda equipamentos de exames de imagem destinados à UPA. Enquanto o prefeito Deca (José Alves), do Rio do Antônio, quer o asfaltamento de trecho da BR 026que liga Rio do Antonio a Caculé e urbanização da Lagoa da Vargem Grande, no distrito de Ibitira, além de construção da Adutora do Truvisco, em fase de licitação.

Lúcio Meira, de Mirante, quer a pavimentação do acesso à sede do seu município e sistema de abastecimento de água para a sede e o distrito de Melancieira. O governador também assegurou providência para atendimento à saúde e incentivou a participação de Mirante no consórcio de saúde regional. Já o prefeito de Livramento de Nossa Senhora, José Ricardo Assunção Ribeiro (Ricardinho), solicitou a cessão de terrenos e imóveis do estado situados na sede para que a prefeitura construa uma feira livre e um centro administrativo. Além disso, quer a construção de uma ponte para novo acesso da rodoviária até o centro da cidade e recursos para equipamentos de saúde do hospital municipal.



Destaques, Política, Sudoeste

Comentário(s)